quinta-feira, 11 de setembro de 2008

Odair é de Limeira, gente!


O limeirense Odair Ferreira dos Santos conquistou na noite desta quarta-feira (manhã de quinta pelo horário chinês) a medalha de bronze na prova dos 5 mil metros da classe T13 (para deficientes visuais) do atletismo nos Jogos Paraolímpicos de Pequim.

Odair, que já havia faturado outro bronze nos 800 metros, registrou o tempo de 14min53s35, ficando atrás apenas do queniano Henry Kipromo Kirwa (ouro com 14min24s02) e do marroquino Youssef Benibrahim (prata com 14min50s32).

Aos 27 anos, Odair, treinado pelo também limeirense Fábio Breda, começou a correr ainda na adolescência. Nos Jogos de Atenas, em 2004, ele foi prata nos 1,5 mil e 5 mil metros e bronze nos 800 metros. No Parapan do Rio, ele conquistou três ouros.

Seleção, hein?

Quem vai querer saber da Seleção Brasileira depois do fiasco contra a Bolívia? É evidente que Dunga tem culpa no cartório, principalmente pelos nomes que convocou. Mas a fase que o plantel canarinho atravessa é de arrepiar os cabelos. Parece praga de argentino invejoso! Se fosse nos bons tempos do professor Vicente Feola, o pessoal tomava um banho de arruda e guiné, cantava um samba partido alto e o bom desempenho estava garantido. Com a proteção dos orixás e a energia do torcedor, Pelé & Cia. faziam misérias. Mas agora tudo é diferente. O povo é apenas um acessório que precisa ser mantido à distância por causa da segurança dos medalhões. A religião deixou de ser lúdica pra virar obsessão. A Seleção anda séria demais, metida demais. Como dizia Santo Agostinho, "pior que estar mergulhado no vício, é ter orgulho da virtude".