domingo, 7 de dezembro de 2008

CBF coloca campeonato sob suspeita

Uma denúncia recebida pela CBF fez a confederação substituir o árbitro Wagner Tardelli da partida Goiás x São Paulo e deixou a rodada decisiva do Brasileiro-2008 sob suspeita. Após o caso vir à tona, ontem à tarde, os postulantes à taça, Grêmio e São Paulo, pediram explicações à entidade.
A CBF emitiu nota oficial, mas não deu detalhes sobre a denúncia. Tardelli afirmou que a acusação partiu do Ministério Público e, segundo ele, uma pessoa usou seu nome em uma suposta negociação.
Após reunião na sede da CBF entre o presidente Ricardo Teixeira, o presidente da Comissão de Arbitragem, Sérgio Corrêa, e Tardelli, ficou definido que o árbitro não trabalhará na partida de hoje, no DF, que pode dar o título ao São Paulo. O novo juiz, definido em sorteio, será Jailson Macedo Freitas.
Um empate dá a taça ao São Paulo. Para ser campeão, o Grêmio precisa derrotar o Atlético-MG e torcer por uma derrota da equipe paulista. Os dez jogos da rodada começam às 17h.
Segundo Tardelli, o Ministério Público paulista vinha monitorando uma pessoa que estaria negociando em seu nome.
Em seu site, a CBF escreveu que recebeu "denúncia de que estava sendo planejada uma tentativa de manipulação do resultado da partida São Paulo x Goiás". E que Teixeira determinou a troca, apesar de reconhecer a "lisura" de Tardelli.
A Folha apurou que o cartola da CBF recebeu telefonema de Marco Polo Del Nero, presidente da federação paulista, afirmando que havia uma situação estranha envolvendo Tardelli. Soube de um envelope suspeito a ser entregue ao juiz.
A polícia foi acionada informalmente, e a CBF só falará mais sobre o assunto após o boletim de ocorrência ser registrado, amanhã. A assessoria de imprensa da FPF afirmou não ter localizado Del Nero.
Dirigentes da federação, que não falam oficialmente pela entidade, afirmam que uma secretária do São Paulo telefonou para a secretária de Del Nero a fim de entregar ingressos do show da cantora Madonna para convidados da FPF. Reinaldo Carneiro Bastos, vice da entidade, teria pedido um convite para Tardelli. A secretária não sabia do pedido e teria dito ao presidente apenas que tinha um envelope do São Paulo para entregar ao juiz. Del Nero, então, ligou para Teixeira.
A versão do show é tida como fantasiosa na CBF. O episódio seria bem mais grave e o nome de ao menos mais um dirigente poderá ser divulgado após a polícia entrar no caso.
A CBF diz que agiu para "preservar o campeonato".
"O São Paulo não é medíocre para fazer isso. Acho que plantaram isso para tirar o nosso sossego. Por que não deu confusão no jogo do Grêmio? por que Grêmio e Goiás não estão sob suspeita?", perguntou Marco Aurélio Cunha, superintendente do São Paulo.
O Grêmio pediu adiamento da rodada, o que não acontecerá. O STJD entrará no caso.