sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Golaço de Giovanni

Tem são-paulino no Big Brother




Meninas superpoderosas



































O time adulto de futsal feminino do Grêmio São Paulo nem é tão adulto assim. Com exceção da atleta Camila Suelen dos Santos, de 21 anos, a maior parte da equipe não atingiu a maioridade e é formada por garotas que poderiam integrar tranquilamente qualquer equipe infantil ou juvenil. É, porém, um time experiente. Já disputou várias competições - até regionais - e conquistou títulos importantes.

No sábado, em jogo de estreia pela Taça Liga Riopardense, aplicou 3 a 1 no no Unifeg/Guaxupé. As gremistas Carol (1) e Mirella (2) marcaram para o time limeirense.

Apesar da fama que o time vem ganhando, a situação financeira não é das melhores. O patrocínio é insuficiente para garantir que todas as necessidades sejam supridas. "Contamos com a ajuda de algumas empresas e até dos pais, que sabem do valor deste trabalho, mas ainda está longe do ideal", lamenta José Moreira, o Zeca, presidente da Liga Feminina de Futsal de Limeira e um dos incentivadores do Grêmio São Paulo.

As garotas passam por cima das dificuldades assim como atropelam as adversárias. A Secretaria Municipal de Esportes banca um terço das despesas. O restante vem com muito trabalho dentro e fora das quadras.

Atualmente, as atletas têm apenas um uniforme - contribuição do proprietário de autoescola Moacir Rangel. Alimentação, preparo físico, viagens, material farmacêutico e até os tênis dependem do apoio de pais, da Ideal Caçambas, da Plastcor e da Academia Fitness, que permite às meninas se exercitarem duas vezes por semana gratuitamente.

Os dramas, porém, não impedem que o time seja vencedor. A maioria das meninas da categoria Adulto joga junto há vários anos. Já conquistou o título e o vice-campeonato da Liga Riopardense. Em Limeira, as meninas da Adulto foram duas vezes campeãs do Torneio Municipal. E mais: são tetracampeãs de futebol de areia no campeonato que ocorre tradicionalmente no Jardim Vitório Lucato. Algumas até já jogaram em outros estados.

A maioria das meninas jogava com os garotos na rua antes de ir para o Grêmio São Paulo. "Já nasci sabendo jogar futebol", diz, cheia de autoestima, a fixa Jéssica. Torcedora do Corinthians, ela costumava jogar o dia inteiro com outras colegas da atual equipe na escola Mário Covas, no Parque Residencial Belinha Ometto. No time que está disputando a Liga Riopardense, já está há cinco anos.

O Grêmio foi uma iniciativa do esportista Manolo, que integrava o grupo de jovens da Comunidade São Paulo Apóstolo. No dia 10, a associação completou seis anos de fundação. Tem mais de 50 atletas inscritos em diferentes categorias - masculino e feminino.

Pessoas como a dona Vera Salvagim, mãe da goleira Tayná, e o técnico Roberlei Lopes de Assunção, conhecido como Sorín, ajudam o time voluntariamente. Dona Vera chegou a fazer bolo para o pessoal. Sorín treina o time várias vezes por semana em diferentes quadras. "A recompensa é ver as meninas conquistarem cada vez mais troféus", diz dona Vera.

A ala-esquerda Karina é considerada a atleta mais disciplinada do elenco. Foi descoberta jogando no Centro Rural do Pinhal e está há dois anos na equipe. Corintiana, quer ajudar o time a conquistar mais títulos neste ano. "Somos como uma família bastante unida. Todos querem o bem de todos", diz.

O time adulto do Grêmio São Paulo é formado por Tayná Mikaela Salvagim (13 anos, goleira, corintiana, apelido Xuxa), Jéssica Cristina dos Santos (15, fixa, corintiana, apelido Gordinha), Karina dos Santos Nascimento (19, ala-esquerda, corintiana, apelido Sítio), Jenifer Bruna Bernardelli (17, pivô, palmeirense, apelido Djê), Carolina Soudera Fujii (17, ala-esquerda, são-paulina, apelido Carol ou Japa), Mariane Cristina de Souza (16, ala-direita, corintiana, apelido Mary), Samara Thais Rissaty (17, ala-direita, corintiana, apelido Loirão), Kalifa Alves de Jesus (18, goleira, palmeirense, apelido Kaká), Adriane Cardoso dos Santos (20, artilheira do Paulista Sub-20, palmeirense), Mirella Cagliari (20, ala-esquerda, são-paulina, apelido Mi), Camila Suelen dos Santos (21, ala-direita, são-paulina, apelido Mila) e Cheila Camila da Silva (20, são-paulina, apelido Tchê ou Milinha).

Este ano, as meninas da categoria Adulto ainda disputarão o Interclubes, que será realizado em Limeira. Pensar em título nunca é exagero. Afinal, determinação é o que não falta para elas.

"Sempre entramos em quadra para vencer", declara Caroline, que, além de jogar um futebol de primeira qualidade, tem todos os requisitos para ser uma modelo de sucesso.

Oitavas da Copinha no Limeirão

Galo contrata; Inter pega o Cruzeiro
Notícia completa na edição de hoje do Jornal de Limeira

O Independente de Limeira confirmou ontem os primeiros reforços para a disputa da Segunda Divisão do Campeonato Paulista. Os zagueiros Rafael (ex-Palmeirinha) e Paulão (ex-Mogi Mirim); o meio-campista Luiz Guilherme (ex-Radium); e os atacantes Acássio (ex-Palmeirinha) e Naldinho (ex-Sumaré). Estes atletas vão se apresentar com o restante do elenco no dia 1º de fevereiro.

Segundo o presidente do clube, Mário César Rodrigues, o Marinho, a apresentação dos jogadores está atrasada por causa das reformas no Estádio Comendador Agostinho Prada.

"Nossa intenção era retornar no dia 11, mas as reformas do estádio ainda estão em andamento. O gramado está sendo revitalizado e construímos novos banheiros e um vestiário feminino para a arbitragem", informou.

Rodrigues confirmou também que jogadores da equipe Sub-20 serão utilizados no time profissional - como o goleiro China, o zagueiro Carlinhos, o lateral-direito Cléber, o volante Natan, os meio-campistas Mateus Garcia e Tiziu, além do atacante Amarildo. "Estes meninos se destacaram durante o Campeonato Paulista e serão utilizados durante as partidas", finalizou.

INTER

A Inter de Limeira está na próxima fase da Copa São Paulo de Futebol Júnior. A equipe enfrentou o Campinas, em Limeira, e venceu pelo placar de 2 a 1. Renan, aos 8 minutos da primeira etapa, abriu o placar para a Inter. Weder, 6 minutos depois, aumentou o placar. No final do primeiro tempo, Caio diminuiu para o Campinas, mas a reação parou por aí.

O adversário da Inter será o Cruzeiro, que venceu o Paraná Clube, por 1 a 0, ontem. A Federação Paulista de Futebol (FPF) divulgou a tabela da Terceira Fase da Copa São Paulo de Futebol Júnior. Pelas oitavas de final, o Leãozinho enfrentará a equipe azul celeste de Minas Gerais no Limeirão, no próximo domingo. O jogo será realizado às 10h, com transmissão ao vivo pela Rede Vida.

CRUZEIRO

O Cruzeiro obteve o seu quarto triunfo consecutivo na Copa São Paulo de Futebol Júnior ao derrotar o Paraná, por 1 a 0, na tarde de ontem, no Estádio "Vereador José Ferrez", em Taboão da Serra. Com a difícil vitória, o time celeste, que levou sufoco do adversário em muitos momentos da partida, segue na disputa pelo seu segundo título da competição.

Dos quatro representantes mineiros na Copa São Paulo, o Cruzeiro, que segue com 100% de aproveitamento, é o único a continuar na competição. Atlético-MG e Funorte foram eliminados ainda na primeira fase, enquanto o América foi derrotado pelo Corinthians, por 2 a 0, na quarta-feira, em uma das 16 partidas da segunda etapa.

A Inter de Limeira, adversária do Cruzeiro nas oitavas de final, conquistou sua vaga, também na quarta-feira, ao vencer o Campinas, por 2 a 1. Desta forma, o time paulista chegou à fase seguinte da Copa São Paulo com três vitórias - Mogi Mirim (1 a 0), Pernambuco (3 a 2), além do Campinas -, e um empate, diante do Inter-RS, por 2 a 2.

A equipe mineira, que foi a líder do Grupo A, tinha goleado o São José-RS (5 a 0) e derrotado Botafogo e Taboão da Serra (ambos por 2 a 1), além do Paraná. Já a equipe do Sul do País, que terminou a fase de classificação na primeira colocação da Chave B, tinha vencido Marília, do Maranhão, por 4 a 3, empatado com o Grêmio Barueri, por 2 a 2, e goleado o São Bento, por 4 a 0.

Deu no Jornal de Limeira

Como foi publicado no Jornal de Limeira, hoje, a Federação Paulista de Futebol transferiu o jogo entre Rio Claro e Botafogo para o Limeirão. Veja a notícia completa atualizada, abaixo. Se quiser saber mais, clique nos links. Eu não vou ficar repetindo notícia que todo mundo dá só pra fazer de conta que sou super-antenado.


FPF altera local de três jogos na abertura do Paulistão

Bragantino, Rio Claro e Sertãozinho não poderão atuar em seus campos na primeira rodada do torneio

SÃO PAULO - A Federação Paulista de Futebol (FPF) anunciou na noite desta quinta-feira a alteração do local de três jogos da primeira rodada do Paulistão, que acontece neste fim de semana. A mudança foi provocada após o Ministério Público revelar que nove estádios que seriam utilizados no campeonato estavam irregulares, sem os laudos técnicos necessários.

Veja também:
MP veta nove estádios para o Paulistão
Tabela de jogos do Paulistão

Entre os nove estádios interditados pelo Ministério Público, cinco seriam utilizados na primeira rodada do campeonato. Dois deles, porém, foram liberados nesta quinta-feira mesmo, após a apresentação dos laudos técnicos: Santa Cruz, em Ribeirão Preto, que receberá Monte Azul x Corinthians no domingo, e Novelli Júnior, em Itu, que será palco de Ituano x Mirassol no sábado.
Mas outros três jogos da primeira rodada tiveram de mudar de local.
Bragantino x Oeste passou do Nabi Abi Chedid, em Bragança Paulista, para a Arena Barueri, em Barueri - será sábado, às 16 horas. Rio Claro x Botafogo foi do Augusto Schmidt, em Rio Claro, para o Major Levy Sobrinho, em Limeira - também será sábado, às 16 horas. E Sertãozinho x Barueri saiu do Frederico Dalmazo, em Sertãozinho, para o Hermínio Ometto, em Araras - será no domingo, às 11 horas.Outros quatro estádios do Paulistão estão com problemas, mas não serão utilizados nesta primeira rodada: Décio Vitta, do Rio Branco, Canindé, da Portuguesa, Ildenor Picardi Semeghine, do Oeste, e Atlético Monte Azul, do Monte Azul. Assim, esses clubes têm mais algum tempo para tentar liberá-los da interdição.