terça-feira, 5 de maio de 2009

Corrida teve de ex-fumante a paraolímpico

Odair dos Santos coleciona medalhas; Daniela comemora 6 meses sem fumar

A 5ª edição da prova de pedestrianismo "José Carlos da Silva Fumaça" reuniu as mais inusitadas histórias de superação. Os primeiros lugares conquistados por Odair Ferreira dos Santos, atleta paraolímpico renomado (em Pequim ganhou três medalhas de bronze), pela ex-fumante Daniela Graf de Oliveira e pelo coletor Edmilton dos Santos Oliveira simbolizam a persistência e a humildade que formam o espírito da corrida realizada no dia 1 de maio, no Jardim Limeirânea.
Aos 27 anos, o paraolímpico Odair tem apenas 10% da visão. Ele é portador de uma doença chamada retinose pigmentar, que reduz gradualmente a capacidade de enxergar.
No Dia do Trabalho, ele estava animado com a organização do Sindicato dos Comerciários, que reuniu cerca de 200 corredores para participar da prova que premiou os primeiros colocados com o troféu "Djalma Martins", fundador do Jornal de Limeira. "Limeira precisa de iniciativas assim para formar atletas", disse.Odair participa hoje de competição da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAT) em busca de índice para os 10 mil metros do Troféu Brasil, que será disputado em julho.
Odair chegou em primeiro lugar na categoria Adulto e segundo na Geral. "A corrida do Fumaça é um ótimo treino", declarou.Para a funcionária pública Daniela Graf de Oliveira, participar do evento promovido pelos Comerciários tem um importante peso simbólico. "Comecei a correr há um ano, parei de fumar há seis meses e tenho treinado todo dia. Este é um momento especial, porque é um encontro, uma confraternização que nos incentiva a continuar superando obstáculos", comentou.
Apesar de ser sua primeira corrida "José Carlos Fumaça da Silva", Daniela teve um excelente desempenho e conquistou o primeiro lugar na categoria Master, seguida de Andréia Brito, Simone Belon e Ângela Maria Morais.
A campeã da prova, porém, foi a atleta Andréia de Oliveira dos Santos da Silva, de 25 anos, que chegou em primeiro lugar na classificação geral, resultado que já havia alcançado no ano passado. "Participo há cinco anos desta corrida. É muito gratificante", disse.
Andréia já correu grávida de sua filha Sara, que hoje tem dois anos. Em anos anteriores, chegou duas vezes em 2º lugar e uma em 3º.
O grande campeão do dia foi o coletor Edimilton dos Santos Oliveira, de 36 anos, que completou o percurso de 4.500 metros em menos de dez minutos. "Deveria haver mais competições deste tipo. Eles incentivam as pessoas a buscar uma vida saudável", disse. Edimilton, que nasceu em Araras, mas mora em Limeira, ficou em 3º no ano passado. Neste ano, já conquistou o 4º lugar em competição regional disputada este ano em Mogi Guaçu e o 2º em outra disputada em Americana. Ele é meio-fundista e especialista em 10 mil metros. Tem apoio da Associação Limeirense de Atletismo (ALA), da Medical, das Representações Fernandes (Limeira) e da JM Express (Araras).

Veja as fotografias do evento no site www.jornaldelimeira.com.br

O retorno

Depois de longo e tenebroso inverno, estamos de volta. Vai começar o Campeonato Brasileiro e é justo que fiquemos de prontidão para os costumeiros comentários ácidos.

A Inter caiu, o Galo tá na disputa da Segundona, a Winner tenta ser campeã nacional. E os equipes amadoras de várias modalidades - que já começam a se preparar para torneios da cidade e regionais - terão ampla cobertura deste blog.

Um blog modesto, porém sincero.

Aproveito para saudar a imensa torcida corintiana, que mereceu o título paulista. O Santos lutou bastante e honrou a conquista do Alvinegro de Parque São Jorge.