sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Estrutura de estádios de Limeira precisa de ajustes



Roxane Regly
Jornal de Limeira


Conforto do torcedor está comprometido no Limeirão e Pradão


Quando o torcedor vai assistir a uma partida de futebol, ele espera ter conforto e segurança. O Jornal de Limeira visitou os estádios da cidade para conferir as condições físicas, já que, nos próximos dias, os times da cidade - Internacional e Independente - estreiam nos campeonatos de suas séries.
O Estádio "Major José Levy Sobrinho", o Limeirão, sede da Inter, tem apresentado vários problemas em sua estrutura. A pintura de todas as áreas públicas do estádio está comprometida. Paredes, muros e bebedouros estão descascando e as arquibancadas, além do desfalque de tinta, também apresentam manchas formadas pela umidade.
Todos os bebedouros apresentam falta de torneiras, sendo que a maior parte deles tem duas ou três peças, e não as seis que deveriam ter. No lugar das torneiras, há apenas tampões nos canos.
Ainda é possível utilizar os banheiros, mas as condições não são totalmente favoráveis. Os vasos sanitários estão manchados, dando um aspecto de sujeira permanente, além de a pintura estar comprometida. Várias portas estão emperrando, trincos quebrados ou não funcionando. Há diversos registros de vasos sanitários também danificados. Um dos banheiros apresenta, inclusive, problemas no forro, com possibilidade de queda da pintura e lâmpadas sem funcionar, por conta da infiltração de água.
Secretário municipal de Esportes, Júlio César Florindo disse que o Limeirão recebe uma chamada "manutenção solidária", uma vez que o lugar é municipal, mas é utilizado pela Inter num esquema de concessão, ou seja, a responsabilidade fica a cargo tanto da prefeitura quanto da diretoria do clube. "Desta maneira, nós nos responsabilizamos pela manutenção, mas em parceria com a Inter", disse. Lembrando que em meados de novembro, durante show gospel realizado pela prefeitura no local, o prefeito (agora afastado) Silvio Félix (PDT) alegou que a prefeitura era "dona do estádio" e que era ele quem "mandava no local".
Sobre os problemas apontados, Júlio afirmou que corre um processo de licitação para a compra de tinta para efetuar a pintura em todo o estádio. "Neste caso, a prefeitura vai dar a tinta e a Inter providenciará a mão de obra para a pintura". Os outros problemas - como falta de torneiras, registros e portas danificados -, o secretário alega ser causado por vandalismo. Na terça-feira, não havia água. "Mas dentro dos próximos dias deve ser feita uma varredura para verificar todos esses problemas e, então, será tudo reposto até o início do campeonato", afirmou o secretário de Esportes.


PRADÃO
Já o Estádio "Comendador Agostinho Prada", conhecido como Pradão, sede do Independente, tem recebido um número limitado de torcedores, uma vez que alguns trechos das arquibancadas estão interditados. As arquibancadas dos setores 2 e 4 estão com pintura descascada e manchada, além de apresentar um ponto onde a estrutura cedeu.
Segundo Júlio, o problema se arrasta há mais de um ano e aguarda análise de técnicos para que uma solução seja encontrada. Depende desta solução a liberação do restante do estádio, que permanece com permissão de ocupação de apenas três mil pessoas em vez de 10 mil.
Outro problema identificado no local é a falta de energia. O problema, de acordo com o secretário, aconteceu devido a furtos de fios que foram registrados no local. "Furtaram três vezes o estádio", contou. Júlio acredita que a solução deva vir também nos próximos dias. O Pradão, segundo ele, tem estado mais sob a responsabilidade da prefeitura do que do clube.
O Galo, porém, já encaminhou ofício à FPF (Federação Paulista de Futebol) para mudar o horário do jogo contra Itapirense, no dia 8 de fevereiro, no Pradão, às 20h30, por falta de energia elétrica, uma vez que acreditam que a prefeitura não vai corrigir há tempo o problema, segundo o presidente do Galo, Clodoaldo José Mineto.

Inter apresenta patrocínios

A Internacional de Limeira abriu oficialmente a temporada 2012, na noite de anteontem, na praça de alimentação do Shopping Pátio Limeira, patrocinador oficial da equipe. Assim como acontece em todos os jogos, a torcida leonina marcou presença para apoiar os jogadores que disputarão o Campeonato Paulista da Série A3.
Muitas personalidades participaram do evento. Uma delas foi o empresário Roberto Martins. A abertura da cerimônia foi realizada em conjunto pelo gerente-geral do Shopping Pátio Limeira, Flávio Ribeiro, e pelo presidente da Internacional, Ailton Vicente de Oliveira.
Em um dos momentos mais aguardados pelo público, comissão técnica e jogadores foram apresentados um a um, formando o elenco que representará a Internacional em 2012. Logo depois, foi a vez do mascote Léo Nino entrar em cena. O terceiro uniforme também foi apresentado. Com as listras brancas mais finas, a camisa foi inspirada em um modelo usado pelo Leão na década de 40.