terça-feira, 2 de dezembro de 2008

Recordações de Antonio Callado

Lembro-me de uma entrevista do escritor Antonio Callado, autor de Qarup, entre outra obras, à revista Istoé, lá pelos idos de 1993. "É um paisinho de merda, mesmo", disse, referindo-se aos mandachuvas da ditadura militar que ainda circulavam por aí como se nada tivesse acontecido.

Merda é apelido, eu acrescentaria.

Cobrar R$ 400 de um ingresso para jogo de futebol nesse país de massa falida é gozar da cara do cidadão que sobrevive com um salário mínimo.

O torcedor tem direito de assistir a São Paulo e Goiás por menos de R$ 100 - em que pesem a logística e todas as justificativas técnicas que os burocratras despejam para convencer o povo e a imprensa de que a medida é acertada.

Só acredita em cartola quem espera que o mundo mude a partir de forças sobrenaturais.

Verdadeiramente, a CBF é o recanto dos canalhas. E o Goiás, que deu seqüência à sacanagem da CBF, é um antro de oportunistas.

Pipoqueiro é o melhor do mundo


O português Cristiano Ronaldo, do Manchester United, foi eleito pela revista France Football como o melhor jogador do ano, e ganhará a tradicional Bola de Ouro. Embora o resultado da eleição já fosse esperado, a confirmação só aconteceu nesta terça-feira.

Ronaldo conseguiu 446 pontos na votação, contra 281 do argentino Lionel Messi, do Barcelona, o segundo colocado. Fernando Torres, artilheiro do Liverpool e campeão da Eurocopa com a seleção espanhola, terminou em terceiro, com 179, seguido pelo goleiro Iker Casillas e pelo meio-campista Xavi Hernandez, seus companheiros no título.

O melhor brasileiro da lista foi o meia Kaká, vencedor da Bola de Ouro em 2007. O jogador do Milan terminou na oitava posição, com 31 pontos. Marcos Senna, que também foi campeão pela Espanha na Eurocopa, teve 16 pontos e ficou na 11ª colocação.Cristiano Ronaldo é o terceiro jogador português a conquistar o prêmio - antes dele, Eusébio venceu em 1965 e Luis Figo, em 2000.

É, também, o quarto jogador do Manchester United a ficar com a Bola de Ouro - Denis Law ganhou em 1964, Bobby Charlton, em 1966, e George Best, há quarenta anos.A escolha de Ronaldo premia a ótima temporada 2007/08 do jogador. Com 42 gols, ele tornou-se o símbolo do Manchester United campeão inglês e da Liga dos Campeões.
Comentário despretensioso: Cristiano Ronaldo não só venceu os brasileiros como melhor jogador de 2008, como foi o boleiro mais mascarado do ano. Disparado!