quinta-feira, 18 de dezembro de 2008

Basquete emocionante

O Ulbra/Rio Claro derrotou o Paulistano/Dix Saúde por 84 a 77 e abriu 2 a 1 na série quartas-de-final do Campeonato Paulista de Basquete. A partida, realizada ontem no Ginásio Felipe Karam em Rio Claro, sacramentou a vantagem do mando de quadra da equipe do interior paulista. O cestinha da partida foi o armador Diego, de Rio Claro, que anotou 23 pontos e distribuiu 7 assistências.
O início de partida foi comandado pelo Paulistano. A equipe da capital marcou de uma forma pressionada e abusou dos contra-ataques, principalmente com o ala Dedé, principal destaque e cestinha do Paulistano no encontro, que anotou 18 pontos. No segundo período, os visitantes continuaram impondo o seu ritmo e abriam uma vantagem confortável no marcador. As equipes foram para o intervalo com a liderança do Alvi-rubro por 46 a 32.
A bronca do técnico Carlos Romano surtiu efeito nos rio-clarenses. Os donos da casa melhoraram a marcação e o aproveitamento dos arremessos de quadra. Conseqüentemente, o Paulistano teve muitas dificuldades em atacar e desperdiçou muitas bolas durante o terceiro-quarto. A vantagem diminuiu para cinco pontos ao zerar o cronômetro (60 a 55).
O panorama se manteve no último período. Os donos da casa, motivados pelo apoio da torcida, subiram de produção e assumiram a liderança do placar logo na primeira metade do quarto.A boa atuação de Diego, principalmente nos últimos instantes, deram o suporte para Rio Claro sustentar a liderança no placar, e finalizar a partida com sete pontos de vantagem.
Rio Claro e Paulistano voltam a se enfrentar nesta quinta-feira, novamente na cidade do interior paulista. Caso os mandantes conquistem a vitória, classificam-se às semifinais. O Paulistano necessita da vitória para forçar um quinto jogo, em São Paulo.

Winner/Limeira 91 x 90 Conti/Assis
Pinheiros 108 x 104 São José/Vinac

Em outro jogo válido pelos playoffs quartas-de-final, a Winner/Limeira venceu uma partida emocionante contra o Conti/Assis, e abriu 2 a 0 na série. O placar de 91 a 90 foi decidido apenas nos últimos segundos.
O destaque da partida, novamente, foi o armador Nézinho, com 29 pontos e 6 assistências. Pelo lado do Assis, o também armador, Arnaldinho, anotou 22 pontos e distribuiu 6 assistências.
O terceiro jogo será realizado no próximo sábado, no Ginásio Jairão, em Assis. A vitória de Limeira decreta o fim da série, o Assis necessita derrotar o adversário para se manter vivo.
Completando a rodada, o Pinheiros precisou da prorrogação para garantir a vitória sobre o São José/Vinac e também finalizar o 2 a 0 na série. O placar de 108 a 104 demonstrou a superioridade dos ataques sobre as respectivas defesas.
Alexandre com 22 pontos e 9 rebotes fez a diferença à favor do Pinheiros. Os dois clubes voltam à quadra na próxima sexta-feira, em São José dos Campos, em pleno Vale do Paraíba. Como nas séries acima, o Pinheiros garante sua vaga às semifinais se vencer fora de casa.