terça-feira, 25 de novembro de 2008

Mayara, a máquina de títulos do Gran




Autor: Cristiano Kock Vitta

Ela obteve ouro no Campeonato Paulista e nos Jogos Abertos; agora, é favorita no Brasileiro


Competindo há apenas dois anos pelo Gran São João, a nadadora Mayara Martins Gonzaga, de 15 anos, tornou-se uma verdadeira máquina de conquistar medalhas. Nos últimos dez dias, ela simplesmente ganhou quatro - duas de ouro, uma de bronze e uma de prata. A mais valiosa delas - de ouro no Campeonato Paulista na categoria Juvenil 1 - mostrou sua capacidade de superação. "Foi uma prova bastante disputada. A Vitória vinha obtendo resultados melhores em outros torneios", disse, referindo-se à sua principal adversária.

Além de fazer sua melhor marca, Mayara conquistou o título de campeã paulista de sua categoria nos 200 metros nado borboleta, sua especialidade. Nos 100m borboleta, ela também fez bonito: conquistou a medalha de bronze. As finais foram disputadas na Universidade Santa Cecília (Unisanta), em Santos, no dia 15.

No fim de semana, Mayara voltou às piscinas para representar o Gran São João e Limeira nos Jogos Abertos do Interior, em Piracicaba. Quando subiu no pódio para receber a medalha de ouro nos 400 metros medley, teve a companhia da olímpica Fabíola Molina. Mayara obteve ouro na 2ª Divisão e Fabíola conquistou ouro competindo pela 1ª. "Ela é muito simpática", elogiou a nadadora.

Competindo também nos 200 metros borboleta, Mayara conquistou a medalha de prata nos Jogos Abertos do Interior. E voltou a Limeira pronta para mais competições.

Mayara já é uma das principais apostas do técnico Rossano Chanquetti - um dos responsáveis pela ótima adaptação da atleta em Limeira. A nadadora é paulistana e começou no Corinthians, aos 7 anos. "E sou corintiana roxa", fez questão de ressaltar.

Estudante do Colégio Objetivo, Mayara recebe apoio incondicional dos pais, mas ainda não tem patrocínio. A atleta tem vários títulos de expressão, entre os quais se destaca o título de campeã brasileira infantil 2. A medalha de ouro desta competição foi conquistada no ano passado.

Amanhã, Mayara embarca para Vitória (ES) para buscar mais uma medalha de ouro no Campeonato Brasileiro, desta vez pela categoria Juvenil 1. "Estou bastante confiante", disse ao Jornal de Limeira. Mayara ainda pretende ir mais longe: "quero uma vaga na Seleção Brasileira de categoria", declarou, com a convicção que só os verdadeiros campeões têm.

Agressão desfalca a Winner

Autor: Cristiano Kock Vitta

Violência tira Nezinho do jogo contra o Inter, amanhã, em Santos


O armador Nezinho ficou literalmente fora de combate após a pancada que recebeu do jogador Márcio Dornelles, de Franca, na final dos Jogos Abertos do Interior. A partida - disputada no sábado, em Piracicaba - terminou com vitória folgada da equipe limeirense, que se sagrou tricampeã da competição.

O feito inédito na história dos Jogos Abertos teve, porém, uma conseqüência desagradável: tirou Nezinho do jogo contra o Internacional, amanhã, em Santos. "Vai fazer falta, porque lá o Inter é um adversário muito difícil e o Nezinho é um jogador muito importante", disse Zanon, ontem, ao Jornal de Limeira.

Nezinho foi atingido violentamente pelo jogador de Franca, caiu e bateu a cabeça no chão. "No local, ficou uma poça de sangue", contou o técnico da Winner. Além da confusão, as pancadas resultaram em cinco pontos na nuca do armador limeirense.

Abalado, Nezinho viajou no domingo para Araraquara – onde mora sua família - logo que foi liberado pelos médicos. Amanhã, ele retorna para conversar com Zanon e equipe, mas deve ficar fora dos treinos pelo menos durante uma semana. "Foi uma agressão", indignou-se Zanon ao descrever a cena. Para assistir aos lances que deram origem à interdição da partida, basta acessar o site www.jornaldelimeira.com.br e clicar no link correspondente ao jogo.

O armador da Winner também deve passar por nova bateria de exames. No sábado, após um primeiro atendimento em Piracicaba, ele passou por tomografia na Unimed - hospital que é parceiro da Winner/Limeira. "Ele passou a noite no hospital e foi liberado no domingo. Está tudo bem, mas o Nezinho precisa se recuperar com tranqüilidade, porque as pancadas foram fortes", explicou Zanon.

Líder do Campeonato Paulista, a Winner/Limeira só deve contar com o americano Shamell - reforço anunciado pelo dirigente Cássio Roque na sexta-feira - daqui a duas semanas. Primeiramente, porque a documentação foi encaminhada ontem aos órgãos competentes.

Em segundo lugar, devido ao período de inatividade do jogador, que chega há 40 dias. Ontem, Shamell treinou pela primeira vez na Winner. "Continuamos com o pensamento firme de manter a liderança. Até porque estamos sendo seguidos de perto por equipes fortíssimas e, por isso, é preciso manter a concentração", disse Zanon.

Limeira terá corrida São Silvestrinha

Autor: Cristiano Kock Vitta

Evento organizado por Germano & Cia. vai sacudir o Sesi no próximo mês


Mesmo com inúmeras dificuldades - entre as quais está a crônica falta de patrocínio - o atletismo de Limeira costuma revelar nomes de repercussão nacional. Um exemplo recente é a olímpica Maíla Machado, que esteve competindo em Pequim. Maíla é um dos talentos moldados pelo coordenador técnico da Organização Limeirense de Atletismo (Orla) José Luiz Germano, que há cerca de 30 anos trabalha nas categorias de base do atletismo da cidade.

Agora, Germano está em mais uma empreitada. Como se não bastasse sua luta diária para formar atletas, este abnegado professor de Educação Física encabeça a organização da 1ª São Silvestrinha de Limeira. Trata-se de um evento esportivo grandioso, que já é tradição em São Paulo, mas na região de Limeira é novidade. "É uma situação ideal para incentivar a prática de esportes", avaliou Germano.

A preocupação continua sendo a participação do emprasariado da cidade. Germano espera que ocorra uma "mobilização". "Este nosso trabalho já resultou na participação de oito atletas da cidade em competições internacionais, representando o Brasil", faz questão de informar.

Sem o apelo que existe no futebol, Germano depende do currículo. E é um currículo extenso, que foi iniciado nos Jogos Regionais de Jacareí, há 40 anos. Naquela ocasião, ele carregou a tocha dos Jogos. Iniciava-se, então, uma jornada que nos últimos 30 anos foram dentro do Sesi - instituição que tem dado impressionante respaldo para o desenvolvimento das atividades esportivas.

Germano & Cia. trabalham com cerca de 70 alunos atualmente. Em diversas modalidades. Junto com ele estão outros idealistas, como os professores Vanessa Cristina dos Santos e Clóvis Pena. Crianças e jovens têm aulas de atletismo com ambos de terça a sexta-feira, dois horários: quarta e sexta, às 9h. Terça e quinta, às 15h30.

Com a organização da Orla, cujo presidente Clodoaldo Araújo preside há quatro anos, a São Silvestrinha pretende dar a estes e a outras centenas jovens, a oportunidade de participar de um evento esportivo de primeira linha. As provas estão marcadas para serem realizadas no próximo dia 14, a partir das 8h30. As inscrições já podem ser feitas no Sesi.

O Jornal de Limeira - que apóia a iniciativa - estará divulgando mais reportagens sobre o evento nos próximos dias.