segunda-feira, 24 de novembro de 2008

Segurando a onda

O São Paulo venceu o Vasco em São Januário. Simultaneamente, o Grêmio era derrotado pelo Vitória, em Salvador. A 36ª rodada do Campeonato Brasileiro não poderia ter sido mais favorável: agora o time paulista soma cinco pontos de vantagem na liderança. No entanto, Muricy Ramalho quer evitar o assédio da imprensa e o clima de "já ganhou".

"[Os jogadores] não vão à televisão, não vão dar entrevista especial. O elenco vai ser blindado mesmo", disse Muricy, após o jogo. "Está bom, temos que ter os pés no chão. Ainda não aconteceu [a conquista do título], temos uma pedreira, que é o Fluminense."

O Fluminense, algoz do São Paulo na Taça Libertadores deste ano, é o próximo e penúltimo adversário de Muricy no Brasileiro. Para o treinador, o jogo não tem um clima de revanche e não trará um time motivado por qualquer sentimento ruim.

"Não tem essa de sentimento ruim. Não tem sentimento nenhum. O Fluminense ganhou porque mereceu ganhar", afirmou, sobre a queda do São Paulo nas quartas-de-final do torneio continental.

Quanto à conquista do título, o atacante Borges concorda com Muricy. "Agora é ter os pés no chão", afirmou. O jogador reconhece o dedo do treinador na campanha, mas ressalta o mérito dos companheiros de clube.

"[O mérito é] dos jogadores, da comissão técnica. O mérito é de todos, que se uniram bastante. Ele [Muricy] é um grande treinador, mas nós jogadores buscamos uma nova atitude", avaliou.

O São Paulo ainda enfrenta o Fluminense, no dia 30 de novembro, no Morumbi, e o Goiás, fora de casa, no dia 7 de dezembro. Caso vença um dos confrontos ou conquiste dois empates, o time paulistano será campeão brasileiro.