sábado, 12 de junho de 2010

Chute o travesseiro, porque ele quer ficar à espreita

Coreia do Sul 2 x 0 Grécia. E daí? Mudou o panorama do Mundial 2010? Não. Tudo continua meia-boca.

Eu esperava isso mesmo das duas equipes. Até que os coreanos mostraram alguma qualidade no início da partida. Mas depois tudo se encaixou.

Jogadas previsíveis. Marcação cerrada. Poucos dribles. Pouca emoção. E a saudade do travesseiro bateu forte.

Mas o fanatismo, não sei se felizmente ou infelizmente, mantém a chama da vigília acesa. E a gente toca o bonde e assiste aos minutos derradeiros do encontro entre Coreia do Sul e Grécia como se fosse um Santos e Corinthians.

Os minutos iniciais de Argentina e Nigéria despertaram-me para um novo mundo de sensações. Em cinco minutos, los hermanos mostraram que podem imprimir um ritmo alucinante, se quiserem.

A partida foi a melhor até agora. Os argentinos têm muita técnica. Mas estão afobados. Pecaram muito nas finalizações.

A Nigéria, coitada, teve apenas espasmos. Foi totalmente dominada pela Argentina de Messi & Cia. e sequer tentou atacar com mais contundência ao final da partida. Messi, aliás, como dizem bem as manchetes dos sites esportivos, chamou a responsabilidade para si. Joga muito esse cara.

Mas quer saber? Sinceramente, se acontecer uma final entre Brasil e Argentina, eu cravo no Brasil.

Até hoje eu vinha apostando, como analista, que a Argentina conquistaria a Copa. Depois de ver a partida contra a Nigéria tive uma epifania. Mudei de ideia.

Não que a Argentina tenha jogado mal. Longe, muito longe disso. O problema da equipe dirigida por dom Diego são os nervos.

Vejo um Brasil mais frio e incisivo do que os argentinos. E numa competição de tiro curto, isso é essencial.

Mas a Argentina é mais favorita que todas as outras seleções. Mais do que a celebrada Espanha, que é a Portuguesa da Copa do Mundo.