domingo, 25 de abril de 2010

Parem de encher o saco do Neymar!


Toda entrevista é a mesma coisa: repórteres perguntando a Neymar sobre a seleção.


Querem que ele afirme categoricamente que deve ser convocado. Ainda bem que, apesar de novo, Neymar é esperto. Porque tem muito jornalista - quase a maioria absoluta - que só quer impressionar o patrão. Então entra na avalanche de mesmice que povoa a mídia. Mas fazer o que, a vida é feita de selvageria e desilusão.

Se o craque falasse o que os jornalistas querem, venderia muito papel de embrulhar peixe - olha só a ironia - mas ele estaria ferrado. Neymar prefere ser diplomático e pragmático. A cada duzentas perguntas sobre a seleção, ele responde quase a mesma coisa. " Se sobrar duas vaguinhas, uma pra mim e outra pro Ganso, beleza!". E aí os ditos jornalistas esportivos repetem as entrevistas e as cenas à exaustão.
O atacante do Santos não dá bola pra polêmica. Sabe que vai chegar lá e espera com paciência e, claro, muito bom humor.



Mesmo assim, vejamos como seria se Neymar escorregasse no verbo.


Repórter:


_ Neymar, você e o Ganso não merecem ser convocados pelo Dunga?


Possíveis respostas para evitar polêmicas e dor-de-cotovelo :


_ Não, acho que não. Prefiro assistir à Copa pela televisão.

_ Não. A gente não tá jogando nada. Melhor mudar de profissão.

_ Não. É melhor jogar pelada no fim de semana na praia.

_ Não. Com certeza, Dunga terá certeza só depois do Mundial. Com certeza.

_ Não. Minha namorada acha que não.

_ Não, que isso! Melhor perguntar para o Dunga. Você já perguntou?

_ Pergunta pra minha mãe.

_ Pergunta pra torcida do Santos.

_ Pergunta pro pessoal do Mato Grosso.

_ Pergunta pra sua avó.

_ Não dá pra você mudar o repertório de perguntas?

_ Não, quem merece ir pra Copa é você.

_ Não. Depois dessa pergunta, só me resta dar um tiro na cabeça.

Santos e Santo André na final do Paulista

Os técnicos Sérgio Soares (Santo André) e Dorival Jr. (Santos)

Surpreendente Santo André tenta brecar o melhor ataque do Brasil. Santos joga por dois empates. Título começa a ser decidido neste domingo

Do Globo Esporte


Sérgio Soares e Dorival Júnior comandam os finalistas do Paulistão Chegou a hora da decisão do Campeonato Paulista. Neste domingo, às 16h (horário de Brasília), no Pacaembu, os meninos do Santos começam a colocar à prova o seu amplo favoritismo contra o surpreendente Santo André, dono da segunda melhor campanha do estadual. O segundo jogo será no próximo domingo, dia 2, no mesmo horário e local. Como terminou a primeira fase na liderança, o time da Vila Belmiro joga pelo empate na soma dos dois resultados.
Aliás, o Santos não tem apenas a melhor campanha da fase de classificação. Trata-se do melhor time do Brasil neste momento. Pelo menos é o que dizem os números. No Paulistão, o Alvinegro disputou 21 jogos, com 17 vitórias, dois empates e duas derrotas. Marcou 67 gols, média de 3,19 por jogo. Nas semifinais, atropelou o São Paulo, cuja defesa é formada por jogadores de seleção brasileira: 3 a 2 no primeiro jogo e 3 a 0 no segundo. Na temporada, são 93 gols em 27 jogos.
Os números do Ramalhão não são tão expressivos. Ainda assim, são surpreendentes. Trata-se de uma equipe nova, que começou a ser formada em dezembro, logo após o rebaixamento para a Série B do Brasileirão. O técnico Sérgio Soares reformulou todo o elenco. Saíram jogadores renomados, como Marcelinho Carioca e Gustavo Neri. O treinador resolveu apostar em jovens desconhecidos e, mesmo com pouco tempo para trabalhar, deu padrão de jogo ao time. Terminou a fase de classificação em segundo lugar. No total, contando as semifinais contra o Grêmio Prudente, marcou 48 gols. É o segundo melhor ataque da competição.

Pelos números e comparando os jogadores, é evidente que o Santos é favorito. Mas o Santo André já tem experiência em derrubar progonósticos. Vide a Copa do Brasil de 2004, que conquistou desbancando o Flamengo, num Maracanã lotado. Conseguirá repetir o feito de novo?

Peixe alerta

O técnico Dorival Júnior, do Santos, aceita que seu time seja tratado como favorito. Afinal, não dá para brigar com os números. No entanto, diz que esse favoritismo acaba quando o jogo começa. Ele diz que o Ramalhão é o time que mais se assemelha ao Peixe, em termos de estilo de jogo. Por isso, acredita, será um adversário perigoso.

- O Sérgio (Soares) tem feito um grande trabalho, montando um time jovem, que joga par a frente. Eu tenho alertado desde a décima rodada que o Santo André chegaria bem. A questão do favoritismo não entra em campo. O Santos está preparado para ser campeão, mas vai ter de lutar muito, pois o Santo André também está.

O treinador já decidiu qual será a escalação da equipe, mas a confirmação só sai momentos antes da partida. Ele explica que tem apenas duas opções: ou manda a campo um time mais ofensivo, com o trio de atacantes Neymar, André e Robinho, ou opta por uma formação mais convencional e cautelosa, com Pará entrando na lateral-direita e André saindo da equipe.

A primeira escalação foi utilizada no confronto de ida com o São Paulo, pelas semifinais, no Morumbi. O Peixe venceu por 3 a 2. Já a formação com Pará foi escolhida para o segundo confronto, na Vila Belmiro, quando a equipe venceu alvinegra venceu por 3 a 0.

- Já jogamos das duas maneiras e nos comportamos muito bem. Seja qual for a formação, o time entrará forte em campo - afirma o técnico.

Ramalhão confiante

O Santo André chega para a primeira decisão esbanjando confiança. Mesmo reconhecendo que a missão é extremamente complicada, todos acreditam ser possível repetir o feito de 2004, quando o Ramalhão foi considerado zebra na decisão da Copa do Brasil, contra o Flamengo e, com uma vitória por 2 a 0, em pleno Maracanã, conquistou o inesperado caneco.

- Está tudo aberto. Chegamos até aqui e não vamos desistir agora. Todos aqui estão muito motivados, é uma chance que não aparece a toda hora. Por isso, estamos preparados para fazer um grande jogo – afirmou o meia Branquinho, um dos destaques da equipe.

O técnico Sérgio Soares usou e abusou do mistério durante a semana. Comandou treinos fechados e, quando permitiu a entrada dos jornalistas, proibiu filmagens e até fotografias. Tudo para tentar confundir o adversário, que tem a vantagem de jogar por dois resultados iguais.

O time só será anunciado no domingo. São duas as dúvidas. Na lateral-esquerda, Arthur e Rômulo disputam a vaga de Carlinhos, que cumpre suspensão pelo fato de ter sido expulso na derrota por 2 a 1 para o Grêmio Prudente, no último domingo, ainda pela semifinal. No ataque, recuperado de lesão muscular, Nunes deve formar dupla com Rodriguinho. Mas Rodrigão está de sobreaviso e pode aparecer de surpresa.

SANTO ANDRÉ

Júlio César; Cicinho, Cesinha, Toninho e Arthur (Rômulo); Alê, Gil, Branquinho e Bruno César; Rodriguinho e Nunes.


SANTOS

Felipe, Wesley, Edu Dracena, Durval e Léo; Arouca, Marquinhos e Paulo Henrique Ganso; Neymar, André (Pará) e Robinho.

Estádio: Pacaembu, em São Paulo. Data: 25/04/2010.

Horário: 16h (Brasília). Árbitro: Paulo Cesar de Oliveira.

Auxiliares: Ednilson Corona e Alberto Poletto Masseira.
Transmissão: A TV Globo exibe a partida ao vivo, menos para os estados do Sul, Minas Gerais, Goiás, Pernambuco e Ceará.
Tempo Real: O GLOBOESPORTE.COM acompanha a partir de 15h30m (de Brasília).

Profissional cabeça

Na sexta-feira fui passar por uma análise pós-cirúrgica do médico responsável pela melhoria da minha qualidade de vida. Profissional de primeira linha, o dr. Paulo Hansen declarou bem-humorado que torcerá para o Santos ser campeão paulista. Mesmo sendo são-paulino ferrenho, ele ressaltou a qualidade dos Meninos da Vila. "É mesmo muito legal vê-los jogar", admitiu.

O dr. Paulo tem uma ótima cabeça. Em vez de inveja ou despeito, aproveita para se refestelar com as boas exibições do Santos. E segue torcendo para o Tricolor ser campeão da Libertadores.

Ele até aproveitou para dar uma cutucadinha nos corintianos: "tem time aí que inventa títulos no exterior só pra não ver a autoestima baixar". E riu com franqueza, sabedor das verdades deste mundo de dissimulações e dores-de-cotovelo.

Valeu dr. Paulo! Reconhecer o mérito do adversário é um exercício de reflexão que somente espíritos cheios de dignidade podem ter. A maioria opta, infelizmente, pela mesquinharia.

Dá-lhe Santos!