quarta-feira, 12 de novembro de 2008

Da passarela ao boxe chinês











A bela que é uma fera

Autor: Cristiano Kock Vitta

Aos 16 anos, Ana Carolina Retuci é campeã brasileira de boxe chinês


"De onde sai tanta pancada?", certamente pensa quem assiste às lutas de Ana Carolina Retuci - uma delicada morena de 1,58m e 52 quilos. Delicada, mas não medrosa. No dia 20 de outubro, ela conquistou o título brasileiro de boxe chinês na categoria até 48 quilos. Derrotou uma única adversária em luta realizada no Campeonato Brasileiro de Kung Fu, em São José dos Pinhais (PR). "Foi o embate mais complicado que já tive", contou ao Jornal de Limeira.

Ana Carolina enfrentou a vice-campeã brasileira. Perdeu o primeiro round e venceu os dois posteriores. Se surgissem mais adversárias, é provável que a fúria desta jovem, de apenas 16 anos, também as fulminasse. "Adoro kung fu. É neste meio que pretendo seguir carreira", disse, ressaltando que pretende cursar uma faculdade de Educação Física.

O maior problema de Ana Carolina é justamente a falta de adversárias à altura. Nas suas categorias - a boxeadora costuma oscilar entre 47 e 51 quilos -, ela é uma promessa, que já conta como ponto de referência. Uma pioneira que se encontrou no esporte graças ao apoio do experiente professor Jean Michel Duarte Varrotti de Freitas, que dá aulas desde 1996 e tem títulos em diferentes tipos de luta.

A campeão brasileira treina há dois anos na Academia Personal Fight, que já tem um considerável contigente de mulheres praticando boxe chinês. De acordo com o professor Jean Michel, dos 230 alunos, 120 pertencem à ala feminina. "Quando comecei, só havia duas garotas", contou Ana Carolina, que hoje tem prestígio suficiente para comandar aulas.

A atleta não se intimida diante dos marmanjos e, com sutileza e energia, consegue que os alunos realizem os exercícios corretamente. "Eu treino forte, mas não concordo com o estereótipo que fixa a mulher que pratica arte marcial como masculinizada", protesta.

É justo o esclarecimento de Ana Carolina. Apoiada por sua mãe e pela preparadora física Marina Ramos, ela mantém a forma sem perder o charme, o que já foi comprovado nos desfiles dos quais participou. "Sou vaidosa, mas não sou baladeira", disse. A julgar pelas fotos de seu portfólio de modelo - conhecido no mundo da moda como book -, ela tem futuro em ambas as profissões: lutadora e modelo.

Ana Carolina já participou de desfiles beneficentes e para lojas de roupas. "Gosto de me maquiar, gosto de me produzir", afirmou. E também gosta de bater. Com a força de seus socos e pontapés, só tem conquistado o primeiro lugare desde o início da carreira. Venceu o Campeonato de Kung Fu realizado em Itaquera (2007), a seletiva regional (2008), o 19º Campeonato Paulista (2008) e a Copa Interestadual Punho de Dragão (2008), antes do título no Campeonato Brasileiro de Kung Fu, disputado de 15 a 20 de outubro.

No próximo dia 22, Ana Carolina participa da Super League Fight, em Taubaté. O apoio dos patrocinadores - Instituto Toki de Beleza Andreza, Lista Telefônica de Limeira e Fixa Imagem Outdoor - será importante.
A lutadora, que já participou de torneios como o Mundial Júnior na China e do Pan-Americano, espera conquistar mais um título. "Sou muito dedicada. Por isso, sempre estou confiante", declarou.



Lutadora joga futebol e é escoteira
Antes de encontrar sua verdadeira vocação - distribuindo pancadas no boxe chinês -, a lutadora Ana Carolina Retuci praticou vários esportes. "Eu tinha muita energia e também muito estresse. Precisava extravasar", contou.
A campeã brasileira se exercita desde os 3 anos. Praticou balé, ginástica olímpica, judô, handebol, capoeira, futebol de salão (que ainda pratica na escola) e teve até participações em trupes de circo. O bom é que nunca deixou de estudar. "Sempre consegui conciliar minhas atividades físicas com o colégio", disse.
Há oito anos, faz parte de um grupo de escoteiros. "Todas estas ações me ajudaram a manter o equilíbrio e a ter uma vida regrada", comentou. A reeducação alimentar, segundo ela, só veio mesmo na academia de kung fu. "Até então, eu não tinha tanta disciplina", afirmou.

Ficha técnica

Nome: Ana Carolina Retuci
Apelido: Aninha
Peso: 52 quilos
Altura: 1,58m
Quadril: 94 cm
Cintura: 63 cm
Busto: 90 cm
Bíceps: 29 cm
Coxa: 56 cm
Panturrilha: 35 cm

Rotina e perfil
Acorda às 5h
Chega da escola às 12h30
Faz deveres e ajuda na faxina
Estuda
Treino: duas horas por dia, de segunda a sábado
Dorme por volta das 21h
Filme: "Menina de Ouro"
Livro: "O Mundo de Sofia"
Manias: Internet e vídeos de luta

Academia conquista medalha de ouro
Foi realizado em São José dos Pinhais (PR), entre os dias 15 e 20 de outubro, o 19º Campeonato Brasileiro de Kung Fu - modalidade Sanshou. A equipe Personal Fight, formada pelos atletas Jean Michel de Freitas (técnico e lutador), Ana Carolina Retuci (campeã brasileira 2008), Danielle Bonello (vice-campeã brasileira 2008) e Bruna Thais Pinto (vice-campeã brasileira 2008), teve excelente desempenho.
Todos estes resultados obtidos pelos atletas garantiram vagas para alguns de integrar à seleção e participar de campeonatos internacionais.
O atleta Jean Michel agradece aos professores Nelson Pompei e Nereu Grabalhos. Os patrocinadores foram Pet Cursos, Vibis, 100% Vídeo, César Cortez, Marcelo"s Power, Academia Performance, Hanggor, Auto-escola Vista Alegre, John"s Original, Café Galeria, Esthetil Dog, Dario Romeu Seguros e Instituto Toki de Beleza.
Para saber mais sobre competições, acesse o site www.mmalimeira.com.br e confira datas e horários de lutas.

Aninha, campeã de boxe chinês