segunda-feira, 19 de abril de 2010

Não seja burro Dunga!

Grandes mestres da bola pedem Neymar e Paulo Henrique Ganso na Seleção Brasileira.

Só para citar alguns: Tostão, Zico, Pelé, Júnior, Sócrates e Casagrande.

E alguns jornalistas consagrados: Juca Kfouri, Paulo Vinícius Coelho, André Kfouri, Antero Greco, José Trajano e Alberto Helena Júnior.

Infelizmente, boa parte da torcida é conservadora. Naquele estilo meio vira-lata, cheia de complexo, medo de perder, estas coisas que só se explicam pelo bombardeio de mediocridade exercido pela Rede Globo.

Mas até a Rede Globo teve que se render ao Santos. Apostou no Corinthians, dançou. Adotou o Palmeiras - principalmente depois da vitória na Vila - e deu com os burro n'água. Depois elegeu o São Paulo como seu preferido. Novamente, se ferrou.

O Santos teria poucos jogos transmitidos pela emissora do Jardim Botânico. Mas a vida é cheia de surpresas quando o talento desabrocha.

E a Globo teve que engolir Dorival Jr. e sua trupe. Até porque teimosia tem limite e não aproveitar a nova mania seria uma burrice monumental.

Bem que o comandante do Globo Esporte - Tiaguinho Faixa Preta - percebeu, desde o início que o destaque das matérias deveria ser o time do Peixe. Fez o que pode. Depois todo o resto o seguiu. E agora também quer faturar às custas do Santástico.

Por isso, é bem capaz de engrossar o coro pela convocação de Neymar e Ganso. Mesmo que o seu protegido, o presidente da CBF Ricardo Teixeira, seja contrário a fortalecer clubes brasileiros como o Santos. Ele prefere explorá-los com todos os seus defeitos.

Mas no fundo todos sabem que o Brasil é movido à paixão por belas jogadas.

O negócio é simples. E o exemplo vem do passado. Qual das duas Seleções é mais lembrada? A de 82 ou a de 94?

E por que não ter a chance de ganhar um título jogando bonito?

Para convocar Neymar e Paulo Henrique Ganso, porém, Dunga precisaria de uma dose de ousadia que ele só exibe em comerciais da Brahma. Infelizmente, a tendência é que mais uma injustiça seja cometida nesta Copa. Zico e Alex também já foram preteridos em fases exuberantes.

Viva o futebol-arte! Essência da brasilidade!