domingo, 23 de novembro de 2008

Robinho dá show na Inglaterra

(clique no título e assista aos gols)

O Manchester City, de Robinho, Elano e Jô, recebeu o Arsenal e surpreendeu o rival vencendo por 3 a 0, ontem, pelo Campeonato Inglês. O segundo gol do jogo foi marcado pelo atacante brasileiro Robinho, que fez um belo segundo tempo e deu trabalho para a defesa adversária.

A equipe de Manchester abriu o placar ainda no primeiro tempo. O meio-campista Ireland marcou nos acréscimos da primeira etapa. Após confusão da defesa adversária, a bola sobrou para o irlandês tirar do goleiro Almunia e marcar.

No segundo tempo, brilhou a estrela de Robinho. Após receber passe em profundidade, aos 10min, o jogador penetrou desmarcado na área, esperou a saída de Almunia e tocou por cima do goleiro para ampliar.

Robinho ainda teve outras oportunidades, mas não conseguiu ampliar. Aos 33min, O atacante brasileiro entrou mais uma vez nas costas da defesa do Arsenal, driblou o goleiro, mas perdeu o ângulo na hora do chute e facilitou o corte do zagueiro.

O Manchester City soma agora 17 pontos, ocupando uma posição intermediária na tabela. O Arsenal estaciona nos 23 e vê os rivais Liverpool, Chelsea e Manchester United se distanciarem na liderança.

O time da casa ainda ampliou no finalzinho da segunda etapa, de pênalti. Sturridge, que entrou no segundo tempo, tentou driblar pela esquerda e foi derrubado. Ele mesmo ficou com a cobrança e converteu.

Os líderes

Por outro lado, os líderes do Campeonato Inglês, Chelsea e Liverpool, ambos jogando em casa, não saíram do zero a zero em seus respectivos jogos.

O time de Luiz Felipe Scolari encarou o Newcastle, que vive situação difícil no Inglês. Com a maioria de seus titulares em campo, e jogando no Stamford Bridge, os londrinos insistiram, mas não conseguiram marcar.

Aos 44min do segundo tempo, o Chelsea ainda teve uma ótima oportunidade com o alemão Ballack. Após receber lançamento na esquerda, desmarcado na grande área, o meio-campista bateu de esquerda, mas acertou a rede pelo lado de fora.

Já o Liverpool, que jogou contra o Fulham, também obteve o empate. O resultado mantém as duas equipes empatadas em 33 pontos, isoladas na ponta da tabela. Pelos critérios de desempate, o time de Scolari mantém a liderança.

Bola de cristal

Dá São Paulo contra o Vasco: 2 a 1. E São Januário ficará em paz após o revés cruzmaltino.

O Barueri contratará Cafu. E será um forte candidato ao título do Brasileiro 2009.


The Flash no meteoro


O homem mais rápido sentiu o gostinho de voar sobre quadro rodas neste domingo. O jamaicano Usain Bolt, campeão olímpico e recordista mundial nos 100m, 200m e 4x100m rasos, pilotou o modelo F430 Spider da Ferrari pelo mesmo trajeto no qual é realizado o Grande Prêmio de Mônaco da Fórmula 1.

Bolt, que provavelmente será eleito o “atleta do ano” pela Associação Internacional de Federações de Atletismo (IAAF, em inglês) em algumas horas, partiu da famosa curva do hotel Fairmont e foi exaltado por fãs.

Com uma camiseta vermelha no mesmo tom do carro, o jamaicano não deixou de lado o seu tom irreverente. Bolt se divertiu com o rugido do motor, posou com as chaves do carro e fez o sinal da vitória para fotógrafos. Acompanhado por um funcionário da Ferrari, o velocista pisou fundo no acelerador e, após dominar o funcionamento da máquina, se atreveu a dar uma volta com seu pai e outra com uma prima.

Copa das Confederações

Atual campeã, a seleção brasileira vai enfrentar Itália, Estados Unidos e Egito na primeira fase, pelo Grupo B, da Copa das Confederações, que será disputada na África do Sul, entre os dias 14 e 28 de junho de 2009. O sorteio dos grupos foi realizado ontem em cerimônia realizada em Johannesburgo.

A primeira partida do Brasil será com os egípcios, no dia 15 de junho, na cidade de Bloemfontein. No mesmo dia se enfrentam Itália e Estados Unidos, em Pretória. Em seguida, os brasileiros voltam a campo no dia 18, para encarar os norte-americanos. O último jogo da primeira fase será com os italianos no dia 21.

A oitava edição da Copa das Confederações começará no dia 14, com os confrontos entre África do Sul, do técnico brasileiro Joel Santana, e Iraque. Também jogam Nova Zelândia e Espanha, completando as partidas do Grupo A.

A competição reúne as oito seleções campeãs dos principais torneios internacionais: Copa América (Brasil), Copa do Mundo (Itália), Eurocopa (Espanha), Copa das Nações da África (Egito), Copa Ouro (Estados Unidos), Copa da Ásia (Iraque), Copa das Nações da Oceania (Nova Zelândia), além do país anfitrião - África do Sul.

Apenas duas equipes se classificam em cada grupo. As semifinais serão disputadas nos dias 24 e 25 de junho. A decisão ocorrerá no dia 28, em Joanesburgo. O Brasil conquistou a competição em 1997 e 2005. A Copa das Confederações serve de prévia para a Copa do Mundo, disputada no ano anterior do evento no país-sede do torneio mundial.

Todas as mãos do handebol de Limeira


Autor: Cristiano Kock Vitta

União de atletas, comissão técnica e patrocinadores envolve a equipe

O time de handebol feminino de Limeira embarcou semana passada para Piracicaba com uma certeza: está credenciado para disputar a medalha de ouro. O brilhante desempenho nos Jogos Regionais de Rio Claro - quatro vitórias em quatro jogos - reforçou as pretensões (com justiça) desta equipe, que foi formada há pouco mais de oito meses.

Trata-se de um escrete composto por jogadoras que moram na cidade e outras que vieram de fora. "Temos condições de encarar qualquer bicho-papão", afirmou o técnico Macário, referindo-se às equipes de Guarulhos, Franca, Sorocaba e Tietê - as mais fortes do Estado.

A equipe limeirense disputa a categoria até 21 anos. É patrocinada pelas Faculdades Einstein e pela Secretaria Municipal de Esportes. A iniciativa privada também aposta no potencial do time e investe na formação de mais uma equipe de competição na cidade. Empresas - como Academia Acquação e Microvip - estão ajudando na construção de um sonho coletivo.

O handebol é um esporte que se pratica com afinco entre estudantes de 5ª à 8ª série. Principalmente entre as mulheres. É quase uma tradição em qualquer escola, em qualquer lugar do País. A mídia, porém, ainda não lhe dá o destaque merecido.

Limeira vem dando passos importantes para tornar o handebol uma paixão entre os torcedores da Inter, do Independente e da Winner. A equipe Einstein/Seme está desbravando um território que pode render uma torcida calorosa.

ARTILHEIRA
Oriundo do Grande ABC e ex-supervisor da Seleção Brasileira de Handebol, Macário mantém contatos com outros técnicos, o que ajuda na composição da equipe. Foi assim que grandes jogadoras e promessas chegaram à equipe. Além do olho clínico de Macário, há indicações de treinadores amigos em atividade. Assim, o time ganha talentos de outras localidades.

É o caso de Camila, Karolyn e Heidi, que vieram de São Paulo e têm passagens por vários clubes grandes do País. Heidi foi artilheira da equipe nos Jogos Regionais e é o destaque do time. Já foi campeã brasileira pelo time da Universidade Metodista de São Bernardo do Campo e paulista pelo Corinthians.

Apesar do jeito tímido, ela comanda o time nas quadras. Mora em Limeira graças ao trabalho que desenvolve na Einstein e à moradia cedida pela pedadoga e sindicalista Neide Mansur. Junto com Heidi, moram também Camila e Karolyn, ambas experientes e também oriundas de grandes equipes. As três são estudantes exemplares, uma exigência de quem atua no time de handebol da Einstein. Camila e Heidi cursam Educação Física e Karolyn, uma das mais queridas no grupo, vai prestar vestibular.

A equipe está pronta para conquistar os corações e as mentes dos limeirenses. Tem treinado incessantemente e conta com o espírito guerreiro de jogadoras como Ana Paula, cuja posição responde por 60% da capacidade da equipe. Ana Paula é goleira titular e há seis anos pratica o handebol.

Ela tem, porém, herdeiras à altura. A colega Jacqueline, de 17 anos, provou que é capaz de corresponder ao assumir a titularidade num momento difícil, quando sequer pensava em ser goleira. A terceira atleta da posição, Ana Clara, tem apenas 14 anos, mas disse que sabe o quer. "Eu escolhi", resumiu.

GARRA
As atletas mais novas não fogem da raia. A estudante Letícia Pinheiro, de 15 anos, tem um currículo que atesta sua garra. "Já pratiquei kickboxing, vôlei, natação...", contou. Ela disse que escolheu o handebol por ser mais "agressivo". "Competitivo", corrigiu o técnico, durante a entrevista.

O calor das disputas também atraiu Moira, Ariadine, Aline, Raquel e Pâmela. Destas, Raquel é a mais experiente, com sete anos de quadra. Moira e Ariadine são operárias. Estão sempre prontas para tarefas difíceis, tanto no ataque como na defesa. Pâmela é delicada, mas é uma lutadora. Literalmente. Antes de optar pelo handebol, praticou tae kwon do.

A pivô Aline começou no Sesi, cresceu no esporte e seu talento foi reconhecido por Macário. Atleta dedicada, é uma das promessas desta equipe. "É um time emergente, mas que briga com qualquer um de igual para igual", elogiou o técnico.

A equipe de handebol da Einstein embarcaba hoje, às 19h, para participar dos Jogos Abertos do Interior, que estão sendo realizados em Piracicaba. Junto com as atletas da Einstein, vai também nosso desejo de vê-las no primeiro lugar do pódio.

EQUIPE

Confira o perfil de cada atleta da Einstein/Seme

* Letícia Pinheiro, 15 anos. Estudante do "Trajano Camargo". É ponta e pratica handebol há 8 meses. Apelido: Zóio. Já praticou kickboxing, vôlei e natação.
* Moira Renata Lima, 16 anos. Estudante da Einstein. Há 2 anos no handebol. É ponta e joga também de armadora central e pivô.
* Camila Pacífico Rocha, 21 anos. Cursa Educação Física e iniciou a carreira em Guarulhos. Apelido: Paraná. Passou por Santos. É lateral-esquerda.
* Ariadine Carolina Calixto de Oliveira, 17 anos. Estuda no "Perches Lordello" e no Cotil. Pivô, há 2 anos no handebol, veio do Paulistano.
* Karolyn Maria da Silva, 20 anos. Pratica handebol há nove anos. Disputou a Liga Nacional pelo Vespasiano (MG) e é vestibulanda. Curinga, joga para a equipe - peça importante no esquema de Macário. Apelido: Parça (curriptela de parceira).
* Ana Paula Alves de Almeida, goleira, 21 anos. 6 anos de handebol, ficou dois anos fora e está há quatro na Einstein. Apelido: Bombom. Atua desde o início na posição. Cursa Educação Física.
* Jacqueline Damasceno dos Santos, 17 anos. Estuda na escola "Perches Lordello". Entrou numa situação atípica. Fez teste e se deu bem.
* Ana Clara Travassos, 14 anos. Estuda no Colégio "São José".
* Aline Cristina de Oliveira Vítor, 15 anos. Estuda no "Castelo Branco". Pivô, 1 ano e nove meses no handebol, praticou esportes no Complexo Esportivo "Alberto Savoy" e no Sesi.
* Raquel Mugnani, 21 anos. 6 anos no handebol. É de São José dos Campos. pivô, cursa Educação Física. Principal característica é compor bem a defesa.
* Pâmela Carolina da Silva, 15 anos. Ponta, gosta de tae kwon do.
* Heidi Alves da Silva, 20 anos. Meia-direita, lateral, oito anos de handebol, artilheira pelo Corinthians, campeã paulista e campeã brasileira pela Metodista de São Bernardo.
* Ester Fong, 20 anos. Lateral-esquerda, oito anos no handebol.

A volta do Imperador (ou seria do Animal?)


Apesar de não ter marcado na vitória do Inter sobre o Juventus, o atacante Adriano saiu com moral do clássico italiano. Em entrevista ao site oficial do clube nerazzurro, o técnico José Mourinho elogiou o brasileiro que, até semana passada, era criticado pelo português que, inclusive, o deixou fora de quatro partidas.
- Com dois zagueiros como Chiellini e Legrottaglie, que são muito agressivos, eu pensei que seria importante jogar com um ‘animal’ como o Adriano. Ele é muito forte e consegue lutar com dois defensores de uma só vez. Além disso, ele ajudou o Ibrahimovic a encontrar espaços e criar oportunidades – afirmou Mourinho, em entrevista ao site oficial do Inter de Milão.

Pancadaria de segunda categoria

Era para ser a festa do título da Série B no Pacaembu entre dois times que estarão na elite do futebol brasileiro em 2009, mas o clima amistoso passou longe de Corinthians 3 x 2 Avaí. Fora de campo, os torcedores alvinegros sem ingresso tentaram invadir o estádio e a PM partiu para o confronto. No gramado, o duelo principal foi entre o corintiano Morais e Marquinhos, do Avaí, que trocaram socos e acabaram expulsos. Ao todo, cinco jogadores levaram cartões vermelhos na partida.