sábado, 25 de julho de 2009

Brasil está na final da Liga Mundial de Vôlei

A nova geração da seleção masculina ganha por 3 sets a 0 e decide o título contra Sérvia

Giba teve sua melhor atuação nesta temporada

Arquivo/AE

Giba teve sua melhor atuação nesta temporada

BELGRADO - A nova geração da seleção brasileira masculina de vôlei passou em seu primeiro grande teste: venceu a Rússia por 3 sets a 0 neste sábado, com parciais de 25/17, 25/21 e 25/21, e se classificou para a final da Liga Mundial, que tem a fase final disputada em Belgrado, na Sérvia. De quebra, o Brasil exorcizou um fantasma: no ano passado, havia perdido por 3 sets a 1 as duas partidas que disputou contra os russos, pela Liga Mundial, no Rio, e na Olimpíada de Pequim.

Veja também:
link
Sérvia vira contra Cuba e decide a Liga Mundial

Capitão e jogador mais experiente da equipe, o ponta Giba teve sua melhor atuação nesta temporada e liderou a seleção, com 16 pontos e chamando o jogo nos lances decisivos - marcou, por exemplo, o último ponto da partida. O oposto Leandro Vissotto também se destacou, com 14 pontos.

A ausência do Brasil foi o meio-de-rede Rodrigão, que sofreu uma lesão no ombro esquerdo durante o jogo de sexta-feira, contra a Argentina, e não teve condições de atuar. Seu substituto, Sidão, fez uma boa partida, com 9 pontos, sendo quatro de ataque, dois de bloqueio e três de saque.

O serviço, aliás, foi mais uma vez uma forte arma para a seleção brasileira, que anotou oito pontos nesse fundamento, com Sidão, Giba (três pontos), Bruno e Murilo, cada um com um ponto. Pela Rússia, o melhor foi o atacante Berehzko, com 10 pontos.

A decisão será disputada às 15h30 (de Brasília) deste domingo, contra a Sérvia. A Rússia faz a decisão da medalha de bronze contra a seleção derrotada, ou seja, Cuba.

Massa está em coma induzido

O piloto brasileiro Rubens Barrichello, que esteve no hospital onde Felipe Massa foi submetido a uma cirurgia, disse que o piloto está em coma induzido, mas que não corre risco de morte. Segundo Barrichello, o estado de Massa, que sofreu um grave acidente no treino classificatório do GP da Hungria de F-1, é estável.

Cirurgia de Felipe Massa foi bem-sucedida, informa Ferrari
Veja a trajetória de Felipe Massa no automobilismo
Alonso é pole em treino marcado por acidente de Massa; piloto está bem
Comente o acidente sofrido por Felipe Massa

De acordo com o Blog do Fábio Seixas, com informações da repórter Tatiana Cunha, enviada da Folha a Budapeste, Massa chegou ao hospital AEK falando, desperto e entendendo o que se passava. Ele ficará em observação na UTI, onde passará a noite.

Segundo Peter Gazso, chefe da equipe que fez a cirurgia, Massa teve uma "fratura de osso no crânio, já reparada", e uma "pequena lesão cerebral". Agora, ele repousa no hospital, e passará por uma tomografia às 10h deste domingo (horário local, 5h de Brasília) para avaliar a extensão do ferimento.

Em entrevista à rádio Jovem Pan, Barrichello deu mais detalhes sobre a situação do piloto. "O Felipe está em uma situação estável, graças a Deus. Foi uma quebra de osso acima do supercílio. Com isso, ele passou por uma cirurgia delicada, porque foi na cabeça, mas [a cirurgia] teve sucesso", disse Barrichello.

"Agora, ele está em coma induzido, mas não tem nada aberto, [ele] tem simplesmente que ficar em observação. Amanhã, os médicos dizem que, se ele estiver na mesma situação, sem nenhuma piora, eles vão tentar acordá-lo."

"O Felipe, por tudo aquilo que eles [médicos] falaram, não corre nenhum risco de vida. Mas eles não sabem dizer quando ele volta a correr, porque qualquer situação de batida na cabeça requer um pouco de tempo para ver o que acontece", revelou.

"O que eles podem falar é que o estado é estável mesmo, sem nenhum perigo maior. Neste momento, eles estão muito seguros. O hospital é de primeiríssima qualidade, e ele está sendo muito bem cuidado", disse o piloto da Brawn GP.

Apesar do susto, Barrichello descartou a possibilidade de não correr amanhã --ele larga na 13ª posição. "A situação não é fácil. Eu faço isso porque eu amo e porque quero, e vou para cima. Vou correr por mim, por ele, e pelo Brasil. Espero que todo mundo esteja pensando bem para que o Felipe possa se recuperar o mais rápido possível", concluiu.

A Ferrari diz que o brasileiro deve demorar de três a seis semanas para se recuperar. Pai, mãe e esposa de Massa, Titônio, Ana Elena e Raffaela, que está grávida de cinco meses, devem desembarcar na manhã deste domingo em Budapeste.

Acidente

Massa foi atingido na cabeça por uma peça da suspensão traseira da Brawn de Rubens Barrichello, que acertou seu capacete. Aparentemente inconsciente, ele foi reto em uma curva, sem virar o volante, e bateu na barreira de pneus. O treino foi interrompido, e depois reiniciado.

Antes do acidente, Massa conseguiu fazer um tempo para se classificar para a última parte do treino, e largaria da décima colocação --o piloto, no entanto, não tem condições de participar da corrida.

O piloto sofreu uma concussão cerebral (perda de consciência por conta da pancada) e uma lesão óssea por causa do corte de aproximadamente 8 cm acima do supercílio do olho esquerdo.

Ele foi sedado depois de ter sido atendido no centro médico do circuito de Hungaroring porque estava muito agitado, mexendo braços e pernas.

Brasil pega a Rússia na semifinal

De acordo com o ponteiro Murilo, é sempre uma partida complicada. Para Giba, o saque potente e o ótimo bloqueio são as principais armas do adversário, mas não as únicas. Assim, cientes de que será um confronto complicado na luta pelo octacampeonato, os jogadores brasileiros vão entrar em quadra neste sábado, às 12h30m (horário de Brasília), na Beogradska Arena, em Belgrado para a primeira semifinal da Liga Mundial de vôlei.

divulgacao/CBV

Murilo: confiança na classificação para as finais da liga

Nesta sexta, o Brasil venceu a Argentina mostrando ótimo jogo e animou a torcida. Do outro lado, os russos perderam para a Sérvia e classificaram-se em segundo lugar no Grupo F. Na outra semifinal, os donos da casa encaram a Cuba, às 15h30m, no mesmo local.

Apesar de reconhecer as qualidades dos russos e prever um jogo difícil neste sábado, Murilo confia na atuação brasileira.

- Temos dificuldade de enfrentar a Rússia. É sempre uma partida complicada. No entanto, temos plenas condições de entrar em quadra e conseguir a vaga para a final. Eles fizeram uma fase classificatória irregular, mas aqui é outro jogo. Vamos tomar cuidado e tentar fazer nosso jogo – disse.

Capitão da seleção brasileira, Giba ressaltou a importância do técnico italiano Daniele Bagnoli para o time russo. De acordo com o ponteiro brasileiro, isso fez com que os gigantes evoluíssem em outros fundamentos além do saque e do bloqueio.

- A escola russa prima pelo saque forte e pelo poderoso bloqueio. A chegada do técnico italiano mudou também um pouco a mentalidade deles, que passaram a se preocupar mais com defesa e recepção. A principal coisa é manter a paciência e não querer definir um ataque logo. Não adianta enfrentar o paredão deles, temos que ir sempre na boa, na técnica - explicou Giba.

O técnico Bernardinho, porém, preferiu focar no jogo brasileiro. Para o treinador, a seleção deve manter o ritmo se quiser chegar à final.

- Estamos muito felizes por estar entre os quatro melhores. Temos que estar focados em continuar jogando bem. Essa é a principal coisa para este sábado - concluiu Bernardinho.

Do lado brasileiro, a dúvida é Rodrigão. Em seu diário, o meio-de-rede afirmou que os exames não apresentaram nenhuma lesão no ombro esquerdo, onde sentiu dores na partida contra a Argentina. Mas a equipe médica brasileira só vai confirmar sua escalação momentos antes do confronto.

Pelos russos, respeito, mas muita confiança

Do outro lado, o líbero russo Verbov, que jogou com Giba no Iskra, da Rússia, sabe bem o que esperar do time brasileiro.

- É um jogo importantíssimo para nós. Não podemos fazer como fizemos hoje (sexta-feira), onde erramos em momentos cruciais. Não tem muito o que falar de novo do Brasil. Continua sendo um grande time, técnico e manteve algumas peças importantes como Giba e Serginho. Mesmo assim, confio no nosso time. Não tem como apontar favorito em Brasil e Rússia - afirmou Verbov.

Felipe Massa bate e vai para o hospital

Felipe Massa bateu forte no fim da segunda parte do treino classificatório para o GP da Hungria. O brasileiro teve seu capacete atingido por um objeto, que possivelmente caiu do carro de Rubens Barrichello, e bateu de frente na barreira de pneus em um dos pontos mais rápidos do circuito de Hungaroring. Ele foi retirado do carro e atendido no centro médico do autódromo. Depois, foi levado, de helicóptero, para um hospital da região. Segundo a Ferrari, o piloto passa bem. Veja ao lado como foi.

As atenções estavam longe de Hungaroring quando o espanhol Fernando Alonso cravou a pole position para o GP deste domingo.

Agência/EFE

Brasileiro Felipe Massa é retirado do carro

Massa perdeu o controle de seu carro e saiu da pista na quarta curva. Segundo as imagens gravadas pela câmera instalada em seu carro, o capacete do brasileiro foi atingido logo antes da curva por um pequeno pedaço de metal.

Em entrevista à repórter Mariana Becker, da Rede Globo, Rubens Barrichello disse que Massa estava consciente.

- Ele tinha um corte na cabeça, talvez causado pela peça solta que pegou na cabeça, que talvez tenha caído do meu carro. Ele estava agitado, falando, consciente. Eles vão levá-lo para o hospital para fazer uma análise melhor. Tiveram de fazer ele adormecer por precaução, mas está tudo bem - diz Barrichello.

Após ouro inédito, biribol luta por apoio na cidade

Francisco Martins Jr.
ESPECIAL PARA O GOLAÇO

"Estou construindo uma piscina de biribol". Quando o Fabinho me contou isso, sequer conhecia o jogo. Fabinho Theodosio é um grande jogador de vôlei. Um levantador exímio que já defendeu grandes equipes e, há vinte anos, fincou raízes na cidade. É o cara mais alto-astral que conheço.

Nunca o vi desmotivado, tem sempre um sorriso e uma piada - mesmo para as piores situações. Já ganhou os Jogos Regionais pela Seleção Limeirense de Vôlei, já foi vice-campeão dos Jogos Abertos. Enfim, tem um currículo de respeito no esporte. Conheceu o biribol há aproximadamente cinco anos e se apaixonou pelo esporte, passando a jogá-lo com amigos. É um cara carismático, muito querido por todos.

Quando o "clube" ficou pronto - assim chamamos a edícula que construiu, com a piscina oficial de biribol - começamos a jogar por pura brincadeira. A piscina, de oito metros de comprimento por quatro de largura, é enorme, assim como a altura da rede (2,63m). Jogam quatro jogadores de cada lado. No começo, tínhamos muita dificuldade, quer seja com os inúmeros toques na rede (que são proibidos), quer seja pela dificuldade que alguns tinham em pular e, por vezes, mergulhar a cabeça na água. Neste aspecto, existe uma lenda: Giba e Neto, dois de nossos amigos biribolistas, desconfia-se, até hoje, nunca molharam a cabeça.

Aos poucos, porém, o nível foi melhorando. Felipe, Roberto e Daniel Vidire, que já jogavam pela Seleção Limeirense de Biribol, passaram a frequentar constantemente o "clube". Já os conhecíamos e aprendemos muito com eles. Assim, os jogos foram se tornando mais acirrados, aumentando o número de participantes.

As quartas-feiras são sempre especiais, pois logo após as partidas existe o terceiro tempo, regado a cervejinhas, peixe assado e outros quitutes preparados por nosso amigo "Tatu Gretchen" - um cozinheiro de mão cheia e grande amigo. O ambiente é familiar, todos cooperam de acordo com suas possibilidades. Fabinho e sua esposa Gláucia sempre nos receberam de braços abertos. Além de tudo, são grandes anfitriões. Os sábados são aguardados com grande ansiedade por todos. Jogamos praticamente a tarde toda. Após as partidas, a parada no boteco é obrigatória.

O tempo foi passando, disputamos alguns torneios e o biribol virou obsessão. Em alguns sábados, chegamos a reunir mais de vinte pessoas. É um esporte democrático, que não tem limite de idade. Giba Ramos, um dos mais velhos, é empresário. China é fisioterapeuta. Bebeco e Didi são advogados. Dado é economista. Betão comerciante. E assim por diante. Nosso grupo é muito unido. Chego a dizer que alguns de nossos amigos biribolistas poderiam jogar em outras seleções que disputaram a 1ª Divisão dos Regionais. Leco, Didi, Betão, Giba e outros tantos não teriam lugar somente na seleção de Americana. Jogariam tranquilamente também em quaisquer outras equipes da 1ª Divisão. Teriam lugar cativo também em qualquer equipe que disputou a seguinte divisão dos Jogos Abertos de Atibaia na modalidade biribol.

Quando Felipe e Edson Trevisan (nosso técnico) montaram a equipe que disputaria os Regionais, tínhamos certeza que faríamos um bom papel.

Felipe já jogou vôlei profissional na Europa (Espanha e Portugal). É um jogador completo, muito bom em todos os fundamentos do esporte. Suas cortadas são muito fortes e, por vezes, causam estragos nos adversários. Mirão, seu parceiro do vôlei de praia, além de grande impulsão, possui uma calma de dar inveja. É um jogador de primeira linha. Alan (Gaúcho) também já jogou vôlei profissional e descobriu o biribol há pouco tempo.

Tem muita garra e é talentoso. O último dos quatro titulares, Roberto Vidire, também é um atacante, que costuma fazer estrago nas defesas adversárias. Seu bloqueio é perfeito.

Dentre os reservas, Daniel Vidire foi um dos grandes responsáveis por nossa conquista. Sua atuação na semifinal contra Paulínia nos Jogos Regionais de Atibaia foi decisiva. Ele virou o jogo. Além de bom jogador, tarimbado por ter conquistado outras medalhas em Jogos Regionais, possui uma raça que contagia o time.

Wesley é um menino promissor, também bom jogador de vôlei. Chiquinho e Dado foram os representantes do "clube" . Xingaram, pularam e aprenderam muito com todas estas "feras". Debutaram nos jogos em grande estilo.

Derrotamos equipes profissionais que treinam três vezes por semana, possuem megaestrutura e recebem bolsa-auxílio das prefeituras da região.

Espero que nossa conquista inédita motive ainda mais a prática deste esporte fantástico. Esta conquista, porém, começou a ser desenhada há três anos com a construção do "clube".

JOGADORES

Edson Trevisan - Técnico (o mais ponderado de todos);
Felipe Zaccarelli Barnabé - Felipe.
Valdomiro Gabriel - Mirão
Alan Camargo - Gaúcho
Roberto Vidire - Robertão
Daniel Vidire - "O louco";
Wesley
Eduardo Redondano - Dadão
Francisco Martins Jr. - "Chiquinho"