sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Meninas superpoderosas



































O time adulto de futsal feminino do Grêmio São Paulo nem é tão adulto assim. Com exceção da atleta Camila Suelen dos Santos, de 21 anos, a maior parte da equipe não atingiu a maioridade e é formada por garotas que poderiam integrar tranquilamente qualquer equipe infantil ou juvenil. É, porém, um time experiente. Já disputou várias competições - até regionais - e conquistou títulos importantes.

No sábado, em jogo de estreia pela Taça Liga Riopardense, aplicou 3 a 1 no no Unifeg/Guaxupé. As gremistas Carol (1) e Mirella (2) marcaram para o time limeirense.

Apesar da fama que o time vem ganhando, a situação financeira não é das melhores. O patrocínio é insuficiente para garantir que todas as necessidades sejam supridas. "Contamos com a ajuda de algumas empresas e até dos pais, que sabem do valor deste trabalho, mas ainda está longe do ideal", lamenta José Moreira, o Zeca, presidente da Liga Feminina de Futsal de Limeira e um dos incentivadores do Grêmio São Paulo.

As garotas passam por cima das dificuldades assim como atropelam as adversárias. A Secretaria Municipal de Esportes banca um terço das despesas. O restante vem com muito trabalho dentro e fora das quadras.

Atualmente, as atletas têm apenas um uniforme - contribuição do proprietário de autoescola Moacir Rangel. Alimentação, preparo físico, viagens, material farmacêutico e até os tênis dependem do apoio de pais, da Ideal Caçambas, da Plastcor e da Academia Fitness, que permite às meninas se exercitarem duas vezes por semana gratuitamente.

Os dramas, porém, não impedem que o time seja vencedor. A maioria das meninas da categoria Adulto joga junto há vários anos. Já conquistou o título e o vice-campeonato da Liga Riopardense. Em Limeira, as meninas da Adulto foram duas vezes campeãs do Torneio Municipal. E mais: são tetracampeãs de futebol de areia no campeonato que ocorre tradicionalmente no Jardim Vitório Lucato. Algumas até já jogaram em outros estados.

A maioria das meninas jogava com os garotos na rua antes de ir para o Grêmio São Paulo. "Já nasci sabendo jogar futebol", diz, cheia de autoestima, a fixa Jéssica. Torcedora do Corinthians, ela costumava jogar o dia inteiro com outras colegas da atual equipe na escola Mário Covas, no Parque Residencial Belinha Ometto. No time que está disputando a Liga Riopardense, já está há cinco anos.

O Grêmio foi uma iniciativa do esportista Manolo, que integrava o grupo de jovens da Comunidade São Paulo Apóstolo. No dia 10, a associação completou seis anos de fundação. Tem mais de 50 atletas inscritos em diferentes categorias - masculino e feminino.

Pessoas como a dona Vera Salvagim, mãe da goleira Tayná, e o técnico Roberlei Lopes de Assunção, conhecido como Sorín, ajudam o time voluntariamente. Dona Vera chegou a fazer bolo para o pessoal. Sorín treina o time várias vezes por semana em diferentes quadras. "A recompensa é ver as meninas conquistarem cada vez mais troféus", diz dona Vera.

A ala-esquerda Karina é considerada a atleta mais disciplinada do elenco. Foi descoberta jogando no Centro Rural do Pinhal e está há dois anos na equipe. Corintiana, quer ajudar o time a conquistar mais títulos neste ano. "Somos como uma família bastante unida. Todos querem o bem de todos", diz.

O time adulto do Grêmio São Paulo é formado por Tayná Mikaela Salvagim (13 anos, goleira, corintiana, apelido Xuxa), Jéssica Cristina dos Santos (15, fixa, corintiana, apelido Gordinha), Karina dos Santos Nascimento (19, ala-esquerda, corintiana, apelido Sítio), Jenifer Bruna Bernardelli (17, pivô, palmeirense, apelido Djê), Carolina Soudera Fujii (17, ala-esquerda, são-paulina, apelido Carol ou Japa), Mariane Cristina de Souza (16, ala-direita, corintiana, apelido Mary), Samara Thais Rissaty (17, ala-direita, corintiana, apelido Loirão), Kalifa Alves de Jesus (18, goleira, palmeirense, apelido Kaká), Adriane Cardoso dos Santos (20, artilheira do Paulista Sub-20, palmeirense), Mirella Cagliari (20, ala-esquerda, são-paulina, apelido Mi), Camila Suelen dos Santos (21, ala-direita, são-paulina, apelido Mila) e Cheila Camila da Silva (20, são-paulina, apelido Tchê ou Milinha).

Este ano, as meninas da categoria Adulto ainda disputarão o Interclubes, que será realizado em Limeira. Pensar em título nunca é exagero. Afinal, determinação é o que não falta para elas.

"Sempre entramos em quadra para vencer", declara Caroline, que, além de jogar um futebol de primeira qualidade, tem todos os requisitos para ser uma modelo de sucesso.

Um comentário:

Portal do Futebol Feminino disse...

Olá poderia me enviar o contato do grêmio São Paulo, por favor.