terça-feira, 30 de setembro de 2008

Futebol de salão, dança de salão

Com uma goleada espetacular contra a boa equipe do Japão, o Brasil parte rumo ao título inédito da Copa do Mundo.

Foram 12 a 1 inapeláveis contra um time que é treinado pelo brasileiro Sérgio Sapo.

Mas não teve jeito. O Brasil jogou demais, demais.

  • Titulares
  • 2. Tiago
  • 6. Gabriel
  • 8. Schumacher
  • 10. Lenísio
  • 11. Marquinho
  • Reservas
  • 3. Franklin
  • 4. Ari
  • 5. Ciço
  • 7. Vinícius
  • 9. Betão
  • 12. Falcão
  • 13. Wilde
  • 14. Carlinhos
  • 1. Rogério
  • Técnico: PC de Oliveira
 

Palavra de Juca Kfouri

Comitê do barulho

Ao oficializar o advogado Francisco Müssnich como assessor jurídico do Comitê Organizador da Copa-2014, Ricardo Teixeira, que presidirá o orgão, trouxe para dentro da cozinha o "caso Daniel Dantas".

Müssnich é, além de advogado de Dantas, namorado da irmã dele.

Dito isso, não há por que Vanderlei Luxemburgo temer deixar de suceder Dunga pelos problemas que poderia trazer à CBF.

Perto das de Dantas, suas trapalhadas são quase nada.

E ao mesmo tempo em que trouxe o veneno, Teixeira tratou do antídoto, ao nomear o "fazedor de imagem" Mário Rosa, ex-sócio de Duda Mendonça, como o encarregado das relações institucionais do orgão.

Percebeu como será divertido acompanhar a organização da Copa do Mundo no Brasil?

Independente firme e forte


O Independente de Limeira venceu a líder Ponte Preta por 2 a 1 no Pradão, no fim de semana. Um resultado sensacional, que enche de alegria o torcedor galista. 

A Inter tomou pau do São Carlos e perdeu por 2 a 1 na casa do adversário. 

O importante é que o Galo tem boas chances de classificação.  

Grupo 02

Col

Equipe

TP

J

AJ

V

E

D

GP

GC

SG

VP

DP

CA

CV

TF

Ponte Preta

26

12

2

8

2

2

20

11

9

0

0

25

0

216

Corinthians

24

12

2

7

3

2

29

14

15

0

0

21

1

218

União São João

23

12

2

7

2

3

24

9

15

0

0

30

3

225

Independente

20

12

2

5

5

2

17

15

2

0

0

40

7

243

Inter Limeira

11

12

2

3

2

7

16

28

-12

0

0

28

3

202

Ferroviária

11

12

2

2

5

5

13

16

-3

0

0

35

3

227

São Carlos FL

10

12

2

3

1

8

14

25

-11

0

0

37

2

254

Itapirense

7

12

2

1

4

7

9

24

-15

0

0

44

6

240

 

segunda-feira, 29 de setembro de 2008

Vida de gandula


Em qualquer jogo, faça chuva ou sol, o trabalho dos gandulas é imprescindível. Eles são responsáveis pela reposição rápida da bola em campo.

No dérbi entre Inter e Galo, semana passada, quatro deles corriam como coriscos para dar um bom andamento à partida e faturar R$ 30.

João Marques Pontes Souza (17 anos), Vicente Magalhães Araújo (16 anos), Jonathan Renato Barbosa (15 anos) e Guilherme Anchieta Teixeira (17 anos) estavam correndo atrás da bola – fora de campo – pela primeira vez.

_ Somos gandulas, mas gostamos de jogar e assistir aos jogos de futebol. E o dinheiro é um bônus muito legal – contou Jonathan, fazendo embaixadinhas. Vou fazer um teste na Inter – disse, num tom meio sarcástico. Mas passar é difícil pra burro – completou.

Molecada boa de bola, mas que ficou apenas na beira do gramado, apesar do potencial.     

sábado, 27 de setembro de 2008

Winner vence mais uma

A Winner/Limeira segue firme rumo ao título paulista. Na noite de quinta-feira venceu o Sorocaba por 88 a 81. Hoje a equipe limeirense joga no Nosso Clube contra o Internacional, de Santos. 

Só acho que o técnico Zanon precisa dar uma variada no discurso, que é sempre muito cauteloso quando qualquer adversário é analisado - mesmo sendo inexpressivo no cenário atual do basquete paulista. "Será um jogo equilibrado", "é preciso ter cuidado", "é um campeonato difícil", e por aí vai. Uma ladainha que se repete a cada jogo e chega a dar sono. 

O jogo de hoje, por exemplo, a Winner tem obrigação de vencer. Os discursos óbvios não amenizam a pressão. 

VAI WINNER! SEM MEDO DE SER FELIZ! 

   

quinta-feira, 25 de setembro de 2008

E não se esqueça: hoje tem Winner

Anote aí: hoje tem jogão de basquete no Nosso Clube. A Winner/Limeira enfrenta o Sorocaba a partir das 20h. O ingresso custa R$ 5. 

Pílulas de grama

CORINTHIANS ABRE 13 PONTOS

Somente uma improvável queda de rendimento e uma surpreendente combinação de resultados irá tirar o Corinthians da elite do futebol brasileiro em 2009. Na noite de ontem, no Pacaembu, a equipe voltou a vencer e bateu o Bragantino por 2 a 0, em partida válida pela 27.ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro.

 

PALMEIRAS EMPATA ATÉ NA ENQUETE

O time reserva do Palmeiras conquistou um bom resultado nesta quarta-feira na primeira partida das oitavas-de-final da Copa Sul-Americana. Em Lima, no Peru, o alviverde empatou sem gols diante do Sport Áncash e só precisa de uma vitória simples no jogo de volta para se classificar. Na enquete do Golaço, metade dos internautas acreditam que o Palmeiras ultrapassará o Grêmio no Campeonato Brasileiro. A outra acha que o Verdão vai ficar no meio do caminho.

 

MILAN VENCE

O Milan venceu o Reggina por 2 a 1, ontem, fora de casa, pela quarta rodada do Campeonato Italiano. Em Milão, o rival manteve a liderança isolada da competição, com 10 pontos, ao vencer o Lecce por 1 a 0.

 

MINEIRO NO CHELSEA

O Chelsea oficializou ontem a contratação do volante brasileiro Mineiro, 33. O jogador, que se destacou atuando pelo São Paulo, acertou contrato até o fim da temporada com o clube inglês. O volante assinou com o Chelsea mesmo fora do período de transferências no futebol europeu porque não tinha vínculo com nenhum clube - o Hertha Berlim, clube que defendeu na última temporada, optou por não renovar seu contrato. A contratação do brasileiro foi um pedido do técnico Luiz Felipe Scolari, que perdeu o seu volante titular, Michael Essien, que rompeu o ligamento cruzado anterior do joelho em uma partida da seleção de Gana, no começo do mês.

quarta-feira, 24 de setembro de 2008

Entrevista com Graziele Crizol, árbitra-assistente

Musa dos gramados






A árbitra-auxiliar Graziele Maria Crizol vai deixar saudades em Limeira. Além de ser uma excelente profissional, cativou torcida, jogadores e jornalistas com sua simpatia. Sem falar que ela é uma gata...

Independente vence dérbi


Meio-campista Douglas marcou e acabou com as chances da Inter no Paulista sub-20

Cristiano Kock Vitta

LIMEIRA

esportes@jornaldelimeira.com.br

Em jogo truncado, cheio de faltas e duas expulsões – ambas de jogadores do Independente – a Inter de Limeira acabou sendo eliminada precocemente da disputa por uma das quatro vagas para a próxima fase do Campeonato Paulista Sub-20 da 1ª divisão. O único gol da partida foi marcado aos cinco minutos do segundo tempo pelo meia Douglas, um dos destaques do time do Galo na partida.

O gol que deu a vitória para o Independente foi marcado num lance de oportunismo de Douglas, que chutou forte e contou com a falha coletiva da zaga leonina.

Com o resultado, o Independente fica próximo de uma das vagas para a próxima fase do Paulista. Classificam-se as três melhores equipes de cada grupo e uma por índice técnico no cômputo geral.

A situação do Independente poderia ser ainda mais confortável se o Corinthians não tivesse vencido o União São João de Araras, ontem à tarde, de virada. Com a vitória por 2 a 1, o Timão assume a vice-liderança com 21 pontos, posição que até então era ocupada pelo adversário derrotado no CT de Itaquera. O União permanece com 20 pontos e cai para o terceiro lugar. O Independente está na quarta colocação, com 17 pontos.

O dérbi foi bastante disputado. A torcida compareceu em bom número para prestigiar os garotos que disputaram a partida válida pela 11ª rodada do Paulista Sub-20. Treinado por Fernando Tonet, que tem duas vitórias e dois empates no comando do time, o Independente entrou em campo com Tiago; Túlio, Danilo, Rafael e Júlio; André, Gabriel, Vile e Douglas; Amarildo (Wesley) e Guilherme (Nery).

A Inter, ressentindo-se da falta do artilheiro Diego, entrou com Renan; Paiva, Douglas, Duda e Bruno Carioca (Daniel); Rodinei, Anderson, Índio e Nei (Ramile); Tairone e Batata. O técnico Ailton Lira bem que tentou, mas não conseguiu fazer com que seu time bloqueasse as investidas perigosas do atacante Amarildo e do meia Douglas.

Estes dois jogadores coordenaram as principais jogadas ofensivas da equipe galista, que mostrou muita garra na tarde de ontem. Durante quase todo o jogo, o Independente permaneceu no campo do adversário, anulando praticamente todas as investidas da Inter.

Somente no final da partida, após a expulsão do lateral Júlio, a Inter se lançou com mais vontade ao ataque. Mesmo assim, a falta de organização impediu que o bons momentos fossem convertidos em gols.

A pressão da Inter aumentou com outra expulsão de Nery, que havia entrado no lugar do atacante Guilherme. Apesar de jogar com dois a menos, o Independente estava mais perto de ampliar o placar do que a Inter de empatar o jogo.

Com o time eliminado, o técnico Ailton Lira conformou-se. “Agora resta apenas cumprir tabela”, disse, ao final do jogo.


Inter e Independente prontos

As equipes sub-20 da Inter e do Galo jogam hoje, às 15h, no Limeirão. 

Um choque que pode definir o futuro de ambos os times no Campeonato Paulista Sub-20. 

É um jogo de difícil prognóstico, mas acho que o Independente estará mais inteiro. Até porque o grande nome da Inter cumpre suspensão automática - o artilheiro Diego. O técnico Ailton Lira, porém, é experiente e saberá sanar este problema. 
  

terça-feira, 23 de setembro de 2008

Vem aí um dérbi fenomenal!

O Campeonato Paulista Sub-20 está ficando empolgante.
A Inter venceu o Itapirense, em Itapira, por 4 a 2. O Independente empatou no Pradão. Ficou no 0 a 0 com Ferroviária, que é um time bem montado.  

Podemos esperar um grande jogo entre Inter e Independente, amanhã, às 15h, no Limeirão.
Um dérbi fenomenal, pelas circunstâncias que envolvem os dois clubes. 

A tábua de classificação aponta equilíbrio entre as duas equipes da cidade. Confira:

Col

Equipe

TP

J

AJ

V

E

D

GP

GC

SG

VP

DP

CA

CV

TF

Ponte Preta

25

10

4

8

1

1

19

9

10

0

0

19

0

184

União São João

20

10

4

6

2

2

18

7

11

0

0

26

3

177

Corinthians

18

10

4

5

3

2

24

11

13

0

0

17

1

184

Independente

14

10

4

3

5

2

14

14

0

0

0

32

5

197

Inter Limeira

11

10

4

3

2

5

15

25

-10

0

0

26

3

170

Ferroviária

8

10

4

1

5

4

10

13

-3

0

0

30

2

192

São Carlos FL

7

10

4

2

1

7

12

23

-11

0

0

29

2

218

Itapirense

6

10

4

1

3

6

9

19

-10

0

0

38

6

209

domingo, 21 de setembro de 2008

Veja festa da Inter 86 pela Globo

Mais uma vez, vamos relembrar o passado glorioso da Inter. Desta vez, pela TV Globo, que mostrou até a cachaça Limeirinha...


Lance bizarro na Inglaterra

Na Segunda Divisão do Campeonato Inglês, o juiz marcou o que a imprensa local chamou de "o gol que jamais foi". Pra provar que não é só no Brasil que acontecem coisas do outro mundo...


sexta-feira, 19 de setembro de 2008

Campeonatos europeus

Muitos jogos, muitos jogadores brasileiros. O futebol europeu só está com esta bola toda por causa dos atletas do Brasil.

Ponte Preta rumo à Tropa de Elite

A diretoria da Ponte Preta encontrou uma maneira bastante inusitada para motivar o elenco na reta final da Série B do Campeonato Brasileiro. Paulo Stonari, ex-capitão do Bope e responsável pelo treinamento dos atores do filme “Tropa de Elite”, comandou uma palestra motivacional aos jogadores da Macaca, sexta colocada na Segundona, seis pontos abaixo do G-4. Sem tapa na cara ou intimidação, tão comum na película encabeçada pelo ator Wagner Moura, Stonari tentou mostrar aos atletas que subir uma favela na mira de traficantes e arrancar para o acesso nas últimas rodadas da competição não chega a ser tão diferente. Mais do que isso, acredita que a Alvinegra possa ser o Bope da Série B.

quinta-feira, 18 de setembro de 2008

Dunga está na mira

Para o internauta do Golaço, o técnico Dunga não está garantido na Seleção Brasileira. Depois do fiasco contra a Bolívia, todos os votos são para que ele dê lugar a alguém mais enérgico. 

Dunga era um gigante dentro de campo, mas como técnico optou por ser um anão. Ele esbraveja contra a imprensa e o presidente Lula, mas quem merece realmente uma bronca é o Ricardo Teixeira, mandachuva da CBF. 

Mas isso vai demorar pra acontecer na Era Dunga II.

terça-feira, 16 de setembro de 2008

Garotos em ascensão

A Inter meteu ferro na Ponte Preta. Venceu por 1a 0 no Limeirão.
O Independente empatou em 1 a 1 com o Corinthians em São Paulo.

Resultados que confirmam o potencial das duas equipes.

sábado, 13 de setembro de 2008

Sub-20

A Inter enfrenta a Ponte Preta, hoje, às 15h. O jogo será realizado no Limeirão. O Independente também tem parada dura: o Corinthians, em São Paulo.

Leitor da página de esportes do Jornal de Limeira contestou informação na matéria sobre o desabafo de Ailton Lira. Ele questionou o fato de este colunista ter escrito que o time sub-20 da Inter estava evoluindo, mas ocupava a última colocação na tabela.

Não quero parecer chato. À primeira vista, a dúvida tem pertinência. Mas é o tipo de questão levantada só pra encher o saco. Acontece muito quando o assunto é futebol.

A Inter está em último, mas está bem mais entrosada do que no começo do campeonato. Além disso, o técnico Ailton Lira está conseguindo dar um padrão tático à equipe. A evolução é uma situação óbvia.

O problema é que tudo na vida (neste tipo de sociedade, a do capitalismo selvagem) é condicionado a resultados vísiveis, imediatos. A tal da visão pragmática, que é um troço totalmente limitado.

Então o cidadão analisa o texto conforme lhe permitem seus horizontes. E algo que é tão fácil intuir, torna-se um fardo. Não se trata de falta de objetividade: a chatice do leitor extrapolou esta condição. Ele simplesmente não quer ler algo que o obrigue a raciocinar, por mínimo que seja o esforço.

Falta apoio pra Inter e o cidadão está preocupado com a semântica da pós-modernidade.

Quem entende, aprecia o futebol, sabe do que estou falando.

Nova mania


Boneco do Robinho está sendo vendido na Internet. Originalmente, tinha a camisa do Real Madrid. Mas um torcedor do Manchester City deu um jeito: pintou o uniforme de azul.

quinta-feira, 11 de setembro de 2008

Odair é de Limeira, gente!


O limeirense Odair Ferreira dos Santos conquistou na noite desta quarta-feira (manhã de quinta pelo horário chinês) a medalha de bronze na prova dos 5 mil metros da classe T13 (para deficientes visuais) do atletismo nos Jogos Paraolímpicos de Pequim.

Odair, que já havia faturado outro bronze nos 800 metros, registrou o tempo de 14min53s35, ficando atrás apenas do queniano Henry Kipromo Kirwa (ouro com 14min24s02) e do marroquino Youssef Benibrahim (prata com 14min50s32).

Aos 27 anos, Odair, treinado pelo também limeirense Fábio Breda, começou a correr ainda na adolescência. Nos Jogos de Atenas, em 2004, ele foi prata nos 1,5 mil e 5 mil metros e bronze nos 800 metros. No Parapan do Rio, ele conquistou três ouros.

Seleção, hein?

Quem vai querer saber da Seleção Brasileira depois do fiasco contra a Bolívia? É evidente que Dunga tem culpa no cartório, principalmente pelos nomes que convocou. Mas a fase que o plantel canarinho atravessa é de arrepiar os cabelos. Parece praga de argentino invejoso! Se fosse nos bons tempos do professor Vicente Feola, o pessoal tomava um banho de arruda e guiné, cantava um samba partido alto e o bom desempenho estava garantido. Com a proteção dos orixás e a energia do torcedor, Pelé & Cia. faziam misérias. Mas agora tudo é diferente. O povo é apenas um acessório que precisa ser mantido à distância por causa da segurança dos medalhões. A religião deixou de ser lúdica pra virar obsessão. A Seleção anda séria demais, metida demais. Como dizia Santo Agostinho, "pior que estar mergulhado no vício, é ter orgulho da virtude".

quarta-feira, 10 de setembro de 2008

São Paulo se perdeu no caminho


Desfalques, comércio de jogadores, escolhas equivocadas de Muricy. Tudo isso leva o internauta leitor de Golaço a acreditar que a queda de produção tricolor se deve ao fato de o São Paulo estar desfigurado. A maioria quase absoluta cravou neste item na enquete. Outras três opções escolhidas: o São Paulo é um time como qualquer outro, só tem perna-de-pau (da qual eu discordo veementemente) e não aconteceu nada (da qual também discordo).


Alguma coisa aconteceu pra deixar os atletas do São Paulo, meio que assim, digamos, com o pensamento longe. Talvez o show da Madonna, talvez a rispidez dos jogadores do Grêmio. Ou ainda o assédio do Inter para com o técnico Muricy.
O São Paulo atravessa apenas um período de apatia, falta de concentração.

segunda-feira, 8 de setembro de 2008

Brasil vence e é o suficiente


O Brasil fez o que precisava fazer e venceu o Chile pro 3 a 0. A atuação de Diego foi fundamental para que Luis Fabiano e Robinho se dessem bem no ataque. Ronaldinho Gaúcho perdeu um pênalti e mostrou que ainda está muito aquém do que esperamos dele. Foi um jogo agradável de se ver, mas nada extraordinário. Pelo menos, houve evolução. E outra coisa: não dá pra ser ranzinza todo o tempo.

domingo, 7 de setembro de 2008

Crônica

Naquele tempo eu achava que seria o futuro lateral-direito da Seleção Brasileira. Um sonho guardado no fundo do coração. Escondido. Como quase tudo que eu fazia de divertido. Procurava jogar bola longe dos olhares dos irmãos. Longe de meus pais. Lia gibis com a porta do quarto trancada. Ia ao vizinho assistir aos jogos do campeonato italiano de calça, camisa social e bíblia. É, de vez em quando eu cabulava o culto para ver o Napoli de Maradona e Careca jogar.
Usava short de teimoso. A doutrina da igreja era também rígida com um garoto de dez anos. Mas eu me sentia um rebelde com causa e desprezava a obrigação de só usar calça. “Quando eu marcar um gol na copa até o velho mais ranzinza da igreja vai aplaudir”, planejava, enquanto ia para o campinho improvisado na praça.
Rua Tapajós, número 115. Centro velho de Barra do Turvo. Tínhamos um time fenomenal. Ganhava até de marmanjos. Adriano, Edson, Fabinho, Juninho, Serginho, Nenê, Luis, Noel, Deusdete, Cidão. Lembro-me de todos.
A partir da cinco da tarde, quando todos já tinha chegado da escola, nos reuníamos no centro da pracinha para escolher os times. Traves de chinelo, bola castigada. Time sem camisa contra time de camisa.
Eu era chato pra cacete. Reclamava de tudo. Xingava, dava bordoada, saía na porrada. Mas jogava razoavelmente bem, apesar de inconstante.
A seriedade prematura encharcou o gramado. Fui deixando de jogar bola. Quando percebi que tinha abandonado definitivamente o futebol, bateu uma grande tristeza. Hoje, só por um milagre surgirá novamente a oportunidade de bater um melão.
Tomei um chapéu do tempo.
Mas toda vez que a Seleção Brasileira entra em campo – seja com o técnico que for – eu me sinto vingado contra o jogo sujo do pragmatismo. É vendo dribles como os de Robinho que me sinto novamente capaz de sonhar com dias alegres. E de me lembrar que, um dia, ousei acreditar que marcaria um gol dentro do Maracanã lotado.

sexta-feira, 5 de setembro de 2008

Linha de Passe

Na periferia de São Paulo, uma mãe solteira, grávida, e seus quatro filhos de pais diferentes, tentam manter a família unida e perseguir seus sonhos diante das adversidades.