domingo, 18 de abril de 2010

Empatados em mata-matas, Santos e São Paulo decidem vaga à final

Bruno Thadeu, Carlos Padeiro e João Henrique Marques
DO UOL

Neymar marcou 5 gols contra o Guarani, pela Copa do Brasil. Santos entra com vantagem sobre rival

São Paulo precisa derrotar Santos por 2 ou mais gols de diferença na Vila Belmiro. Cicinho: titular

Santos e São Paulo travam disputa acirrada quando o assunto é confronto em mata-mata. Há 54 anos, as duas equipes se enfrentaram pela primeira vez em disputas cujo derrotado seria eliminado. Foram 14 decisões desde então, com sete vitórias cada.

Para este domingo, às 16 h, na Vila, o Santos está próximo de desempatar o histórico de mata-matas sobre o rival.

O fato de ter tido a melhor campanha da 1ª fase do Paulista, somado ao êxito frente ao São Paulo no primeiro duelo das semis, fazem com que o Santos entre em campo no domingo podendo perder por até um gol de diferença que mesmo assim alcança a decisão do torneio estadual.

Santo André e Grêmio Prudente se enfrentam na outra semifinal.

Contra o São Paulo, o clube de Vila Belmiro levou a melhor no Paulistão de 1956, 1967, no primeiro turno de 78 e nas finais do mesmo ano, no Tereza Herrera de 1986, no Brasileiro de 2002 e na Copa Sul-Americana de 2004.

O time do Morumbi deu o troco no Paulistão de 1980, 1983 e 2000, nos Brasileiros de 1981 e 1990, na Superoca de 1992 e na Copa dos Campeões Mundiais de 1995.

Apesar da igualdade no geral, a equipe tricolor leva vantagem no número de vitórias. Em duelos de mata-mata, ganhou do Santos nove vezes, empatou oito e perdeu oito, incluindo o clássico do último domingo, quando os comandados de Dorival Júnior superaram os de Ricardo Gomes por 3 a 2, em pleno Morumbi.

EMPATADO
7 a 7 - O Santos já eliminou sete vezes o São Paulo em mata-mata. O time tricolor, por sua vez, também já tirou o rival 7 vezes



“Santos e São Paulo sempre foi equilibrado. O mesmo vale em jogos do Santos contra Corinthians e Palmeiras. Falam que o Santos deve se segurar um pouco mais no domingo porque tem a vantagem. Mas a característica do time é atacar. É o nosso jeito de jogar. Não será diferente no domingo”, comentou Paulo Henrique Ganso.

O zagueiro são-paulino Alex Silva confia na possibilidade de reviravolta. “O São Paulo já esteve em situações piores e conseguiu reverter. Não é uma missão impossível, e com certeza vamos lá buscar a classificação”.

Dorival Junior diz não ter dúvidas do time que levará a campo, embora evite antecipar a escalação. Para dificultar os planos de Ricardo Gomes, o treinador santista cogita a troca do atacante André pela entrada do lateral Pará, mudança que mudaria o sistema de jogo do time.

POLÊMICA NO APITO

O árbitro José Henrique de Carvalho foi escolhido para apitar o jogo entre Santos e São Paulo. O juiz, porém, está suspenso pela CBF, que o puniu por não ter advertido o zagueiro Rodrigo, do Chapecoense, que deu entrada violenta em Obina, do Atlético-MG, em duelo pela Copa do Brasil, no Mineirão

A expulsão de Marlos no primeiro duelo das semis obrigou o São Paulo a testar novas estratégias de jogo durante a semana. Formações com dois e três atacantes foram ensaiadas. Artilheiro do time no ano, o atacante Washington deve começar como opção no banco.

Nos treinos, Gomes intensificou jogadas em velocidade, com Dagoberto e Fernandinho à frente. Experientes, os zagueiros Edu Dracena e Durval podem ser surpreendidos principalmente nos contragolpes, avalia o time tricolor.

SANTOS X SÃO PAULO

Data: 18/04/2010, domingo
Local: Vila Belmiro, em Santos (SP)
Horário: 16 horas (horário de Brasília)
Árbitro: José Henrique de Carvalho (SP)
Assistentes: Celso Barbosa de Oliveira e Giovani Cesar Canzian

Santos
Felipe; Wesley, Edu Dracena, Durval e Léo; Arouca, Marquinhos e Paulo Henrique Ganso; Neymar, Robinho e André
Técnico: Dorival Júnior

São Paulo
Rogério Ceni; Cicinho, Alex Silva, Miranda e Richarlyson; Rodrigo Souto, Hernanes, Jorge Wagner (Jean) e Cleber Santana (Washington); Dagoberto e Fernandinho
Técnico: Ricardo Gomes

Nenhum comentário: