quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

Bar é cultura e esporte

Beto, do Bar do Cigano, é palmeirense

Salgadinhos, churrasco, cerveja, refrigerante e muita polêmica. Está dada a largada para o Campeonato Paulista 2009. Bares e lanchonetes de Limeira já estão com o arsenal pronto para conquistar novos fregueses. O carro-chefe, evidentemente, é a televisão. Os incrementos, porém, podem trazer ao ambiente um pouco da vibração contagiante dos estádios. "Aqui, o torcedor escolhe o seu banquinho", contou o comerciante Valdir Roque, de 56 anos, proprietário do Bar Piratininga, o popular Barzão.

Além da ampla gama de alimentos e bebidas, Roque oferece confortáveis banquinhos alcochoados com os escudos dos grandes times de São Paulo. E a flexibilidade da Sky (tevê paga) é um atrativo a mais. "Nós recebemos torcedores de vários times. Até na família há diferentes preferências", relatou sua mulher, Edna Giratto Roque, que é corintiana. Valdir, porém, é palmeirense. E as três filhas - que também assistem aos jogos no Barzão - são torcedoras do São Paulo.

Também recebe muitos torcedores o Pop"s Grill, do comerciante João Vianez Ramos, 53. Principalmente em razão de seu famoso churrasco. O bar fica no Jardim Nova Itália e atrai torcedores até de outros bairros. "Eu sou santista. Uma das características do torcedor do Peixe é receber todo mundo bem", argumenta Ramos, que há 18 anos trabalha na área.

No Bar Cultura, que fica no Jardim Piratininga, a ideia é manter a tradição. "Normalmente, a televisão fica ligada nos jogos. Só, porém, se houver clientes", disse o balconista Rodrigo Montoro, 20, torcedor do Corinthians.

No tradicional Bar do Cigano, a televisão também ficará ligada no Paulistão. Frequentado principalmente por palmeirenses e corintianos - o proprietário, Nilson Alvarenga, 52, é torcedor do Verdão e o bairro (Jardim Nova Itália) tem muitos corintianos - o local costuma ser palco de acalorados debates sobre o Campeonato Amador. "Agora é a vez do Paulistão", contou Norberto Antonio, o Beto, um dos filhos do proprietário.

Anteontem, porém, o debate fugiu da área esportiva para se fixar no mandato do presidente dos EUA, Barack Obama. "Ele tem jeitão de zagueiro. Então, acho que vai defender com unhas e dentes o país dele", disse seu Bastião, 82, um dos telespectadores.

Torcedores apostam no Corinthians

A contratação de Ronaldo Fenômeno e o título da Segunda Divisão do Brasileiro animou os corintianos e estimulou o respeito dos demais torcedores. Até são-paulinos reconhecem que o time do Parque São Jorge tem tudo para fazer uma boa campanha. Mas avisam: assim que o Tricolor engrenar na Libertadores, o time titular será aplicado também no Paulista.Esta é a opinião do torcedor Lucas Roberto Satiro, 17. "Nasci em 91 e o São Paulo foi campeão da Libertadores em 92", ressaltou o estudante. Membro da torcida uniformizada "Independente", ele disse que vai assistir aos jogos nos estádios. "Viajamos todos juntos, comemorando a supremacia tricolor", disse.Os irmãos Douglas Maximiano Francisco, 27, e Danilo torcem para o Corinthians, mas admitem que o São Paulo é um dos favoritos. "É uma equipe forte", disse Danilo, que destaca Túlio, Jorge Henrique e Ronaldo Fenômeno como os principais jogadores do Timão. Já o amigo deles, o palmeirense Wellington de Lima Silva, acredita que Palmeiras e Santos podem surpreender. "O Santos montou um bom time. E o Palmeiras tem Keirrison e Diego Souza, além de Luxemburgo", declarou.

Nenhum comentário: