quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

Reflexões na esportiva

Eu estava lendo o blog do camarada Rodrigo Piscitelli, o Bate-Bola, e fiquei instigado por suas reflexões a respeito do cabelo do Fenômeno. Já era quase madrugada e o Jornal começaria a ser impresso. Carlos e Nani já se aprontavam para irmos embora, mas não quis deixar para o outro dia a minha pseudorreflexão sobre o assunto. Então escrevi um comentário sobre o post do Piscitelli usando uma espécie de fluxo de pensamento. À moda de Jack Kerouac. Leiam:

O noticiário esportivo é uma faca de dois gumes. A banalidade de algumas matérias é reflexo do que se discute na mesa dos botecos e também no Congresso Nacional. E ela é necessária sob pena de forçar o leitor a consumir uma página de Esportes fria, sem vibração. Porque é próprio do esportista saltar, cair e se machucar, assim como qualquer ser humano "normal" - peço licença para a subjetividade. Os jornais se equilibram entre o sério e o jocoso na seção de Esportes mais do que em outra porque querem vender um produto que informe e alivie a tensão ao mesmo tempo e ainda criar uma espécie de polêmica inofensiva. A Editoria de Esportes tem salvoconduto pra falar besteiras que eu acho profilática. Não acho ruim, não. Do contrário seria reduzida à paranóia perfeccionista das outras áreas e afastaria as pessoas mais simples, cujo temperamento, assim como o meu, é voltado pro hedonismo.Eu gosto muito de futebol. Converso sobre este assunto todos os dias. O leitor que aprecia de verdade esse negócio e acompanha religiosamente os assuntos de seu time - e que é predominante na seção de Esportes - quer saber tudo até para rir de si mesmo, do seu time. O Esporte faz este milagre: mobiliza a opinião popular sem que isso pareça uma iniciativa artificial para se obter alguma vantagem. Mexe com paixão, com sentimentos. Por isso, precisa respeitar todas as tendências. Às vezes é preciso confiar um pouco nos instintos para discernir o que fará o leitor apreciar determinada matéria. Vou lhe confessar: não gosto muito de frescura em Esportes. Curto demais matéria que disseca atleta, time e torcedor. Que apresenta sempre um aspecto diferente do mesmo objeto. E também acho superlegal os comentários sobre as vitórias e derrotas que se sucedem freneticamente no mundo do futebol. Eu gosto de gente. Logo, gosto de Esportes, que é um fio condutor de energia positiva pra quem pratica e pra quem vê.

Um comentário:

Dennys Suidedos disse...

Boa tarde Cristiano tudo bem?
Como que andam as coisas por ae?
Tá me devendo um convite pra uma cervejada hem?
Belo blog, ao contrário do meu, o seu esta sempre atualizado! rs

Abração.